Um grupo de mulheres atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sônia Sampaio, localizado no bairro do Jacintinho, conheceu mais sobre a cultura do Estado e as belezas naturais da cidade histórica de Marechal Deodoro. O município fica distante 29 km de Maceió e é Patrimônio Histórico Nacional, em virtude de ter sido berço de Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
O Grupo Mulheres Guerreiras visitou a primeira Igreja da cidade, a casa de Marechal Deodoro da Fonseca – que hoje é um museu -, o Convento de Santa Maria Madalena e o Museu de Arte Sacra Dom Ranulfo. A visita foi acompanhada pelo guia turístico e estagiário do Cras, Welley Vieira, que mostrou as curiosidades e peculiaridades do local, a exemplo das construções dos telhados das casas, o que antigamente distinguia as classes sociais, e as igrejas que eram separadas para negros e brancos.
Vinte e duas usuárias do Cras, incluindo crianças e adolescentes, visitaram Marechal e se divertiram bastante. Para Josiane Bezerra, integrante do grupo há sete anos, o passeio foi bastante educativo. “Tem muita coisa boa que a gente não conhece no nosso próprio Estado. Já fomos a Penedo e São Miguel dos Milagres. Nesses passeios conhecemos nossa cultura e nos unimos mais como grupo”, disse.
O psicólogo Willams Cavalcante e a assistente social Andréa Ténorio, do Cras Sonia Sampaio, organizaram o passeio. Segundo Willams ao grupo de mulheres, além das atividades do serviço social, é dada prioridade ao lado psicológico das usuárias. “Trabalhamos para aumentar a autoestima das meninas. Realizamos palestras, convidamos também outros profissionais, fazemos atividades que envolvem música e relaxamento e organizamos esses passeios para que elas vejam o outro lado da vida”, ressaltou.
Segundo a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, a visita reforça o compromisso de proporcionar serviços cada vez mais voltados para qualidade de vida dos usuários. “Com estas iniciativas, estamos trabalhando permanentemente para prevenir e combater a situação de vulnerabilidade e risco social das nossas usuárias também com cultura e lazer”, disse.
O passeio turístico a Marechal Deodoro teve o apoio da empresa Advance RH, que forneceu o transporte. A visita foi encerrada na orla lagunar da cidade com um almoço preparado pelo grupo. Novos passeios estão sendo organizado pela equipe do Cras. A pretensão é que a cada dois meses elas tenham a oportunidade conhecer novos lugares de Alagoas.
