×

Maceió

Usuários do Cras Sônia Sampaio visitam Marechal Deodoro

Um grupo de mulheres atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sônia Sampaio, localizado no bairro do Jacintinho, conheceu mais sobre a cultura do Estado e as belezas naturais da cidade histórica de Marechal Deodoro. O município fica distante 29 km de Maceió e é Patrimônio Histórico Nacional, em virtude de ter sido berço de Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.

O Grupo Mulheres Guerreiras visitou a primeira Igreja da cidade, a casa de Marechal Deodoro da Fonseca – que hoje é um museu -, o Convento de Santa Maria Madalena e o Museu de Arte Sacra Dom Ranulfo. A visita foi acompanhada pelo guia turístico e estagiário do Cras, Welley Vieira, que mostrou as curiosidades e peculiaridades do local, a exemplo das construções dos telhados das casas, o que antigamente distinguia as classes sociais, e as igrejas que eram separadas para negros e brancos.

Vinte e duas usuárias do Cras, incluindo crianças e adolescentes, visitaram Marechal e se divertiram bastante. Para Josiane Bezerra, integrante do grupo há sete anos, o passeio foi bastante educativo. “Tem muita coisa boa que a gente não conhece no nosso próprio Estado. Já fomos a Penedo e São Miguel dos Milagres. Nesses passeios conhecemos nossa cultura e nos unimos mais como grupo”, disse.

O psicólogo Willams Cavalcante e a assistente social Andréa Ténorio, do Cras Sonia Sampaio, organizaram o passeio. Segundo Willams ao grupo de mulheres, além das atividades do serviço social, é dada prioridade ao lado psicológico das usuárias. “Trabalhamos para aumentar a autoestima das meninas. Realizamos palestras, convidamos também outros profissionais, fazemos atividades que envolvem música e relaxamento e organizamos esses passeios para que elas vejam o outro lado da vida”, ressaltou.

Segundo a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, a visita reforça o compromisso de proporcionar serviços cada vez mais voltados para qualidade de vida dos usuários. “Com estas iniciativas, estamos trabalhando permanentemente para prevenir e combater a situação de vulnerabilidade e risco social das nossas usuárias também com cultura e lazer”, disse.

O passeio turístico a Marechal Deodoro teve o apoio da empresa Advance RH, que forneceu o transporte. A visita foi encerrada na orla lagunar da cidade com um almoço preparado pelo grupo. Novos passeios estão sendo organizado pela equipe do Cras. A pretensão é que a cada dois meses elas tenham a oportunidade conhecer novos lugares de Alagoas.