Melo terá partida difícil contra Ferrero
O brasileiro Ricardo Mello, número 81 do mundo, estreou firme no US Open. Nesta segunda-feira, o paulista derrotou o alemão Bjorn Phau, 97º, por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 7/5, 4/6 e 7/6 (7/4) em maratona de 3h12. Esta marca a quinta vitória do atleta em eventos de Grand Slam.
Em 2010, ele perdeu para o compatriota Thomaz Bellucci na abertura de Wimbledon. Já no US Open, realizou seu melhor desempenho em competições deste porte, ao parar na terceira fase, contra o alemão Tommy Haas, na edição de 2004. Ele agora enfrenta o espanhol Juan Carlos Ferrero na sequência.
Ferrero dominou sem problemas o eslovaco Martin Klizan, 293º colocado do ranking de entradas da ATP, e avançou com tranquilos 3 sets a 0, parciais de 6/1, 6/3 e 6/0, em somente 1h25 de confronto. Ferrero é o 22º pré-classificado do último Grand Slam da temporada.
Mello terá a chance de se vingar do revés sofrido no Brasil Open deste ano. Depois de eliminar o compatriota e número 1 do país Bellucci na fase de quartas de final, ele parou no “Mosquito”, que na sequência rumou para o título do único torneio de nível ATP jogado no Brasil. O valenciano também levou a melhor em Buenos Aires, outro palco de um troféu.
Com o resultado, Mello contabiliza 45 pontos no ranking e dará belo salto, ratificando a excelente temporada que vem realizando até o momento. Após ganhar a primeira em Flushing Meadows, ele deve subir cerca de 10 posições e se aproximar do top 70, algo que não consegue desde setembro de 2005, quando apareceu como número 61.
O campineiro, entretanto, já foi o 50º mais destacado da lista e soma um título de ATP, em Delray Beach. Aos 29 anos, o canhoto retomou seu melhor desempenho e foi bicampeão do Aberto de São Paulo. Além disso, recentemente faturou o challenger de Salvador e está embalado.
Diante de Phau, o paulista não foi brilhante no saque, mas obteve 68% de pontos conquistados ao conseguir colocar o primeiro serviço em quadra. Ele ainda sacramentou seis chances em incríveis 21 oportunidades concedidas pelo germânico e liquidou a fatura com 161 pontos, contra 148 do adversário.
