A Unidade de Saúde Doutor Everaldo Moreira, localizada no bairro do Farol, tem um novo Conselho Gestor desde a semana passada. O Conselho possui função deliberativa e integra a comunidade com os gestores da saúde municipal. A unidade, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atende a jovens dependentes de álcool e drogas, com tratamento médico e psiquiátrico. Atualmente, são atendidos cerca de 40 usuários por dia.
O diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da SMS, Antônio Augusto, que representou o secretário Francisco Lins na solenidade de posse, parabenizou a direção da unidade que, naquele momento, estava dando alta médica a três pacientes que eram dependentes de drogas. “Parabenizo a direção e funcionários pelo excelente trabalho, e esperamos continuar dando essa felicidade às famílias, que é ver o seu filho livre da dependência química”, disse o diretor.
Em um discurso emocionado, a diretora administrativa da unidade de saúde, Roberta Moreira, falou sobre as dificuldades enfrentadas e as vitórias. “Tivemos momentos difíceis nesses três anos como, por exemplo, a dificuldade de encontrar um lugar adequado para instalar a unidade. Mas, graças a Deus, achamos um lugar perfeito para o trabalho. E hoje, é com muita emoção que damos alta a três jovens”, declarou. Apesar de terem recebido alta, os jovens continuarão sendo acompanhados por profissionais da unidade de saúde e participarão de grupos motivacionais.
CONSELHEIROS
Tomaram posse os conselheiros representantes titulares do Governo: Napoleana de Oliveira Arroxelas e José Mendes dos Santos; os suplentes: Jorgina Sales Jorge e Roberta Dorville Moreira. Os trabalhadores titulares: Cândida Lúcia Mesquita Café Paes e João Jorge Menezes de Lima; os suplentes: Aureni Galdino dos Santos e Junilton Ramos Chaves. Os usuários titulares: Zelina da Silva, Tamires Cordeiro da Silva, Nielson Raimundo dos Santos Almeida e Everaldo Ramos Moreira; os suplentes: Maria José Ferreira dos Santos, Hélio Fernando Costa dos Santos, Hélio Fernando Costa dos Santos, Daniel Christian da Silva Gomes e Alessandra de Medeiros Mendes.
Formado por 16 representantes (50% será de usuários e 50% de representantes da gestão pública e trabalhadores da Saúde), o Conselho Gestor tem como objetivo incentivar a participação e integração entre os três segmentos representativos, auxiliando e fiscalizando os serviços prestados nas unidades de saúde.
