Forlan e cia vão em busca de nova classificação
O estádio Soccer City, em Joanesburgo, será o palco do segundo jogo do dia, válido pelas quartas-de-finais do Mundial da África do Sul. Às 15h30m, Uruguai e Gana estarão se enfrentando numa partida que será decisiva para as pretensões de ambas. Desse confronto inclusive, sairá o adversário de Brasil ou Holanda, o primeiro jogo dessa fase, que será disputado em Port Elizabeth, às 11h.
Único representante do Continente africano que ainda resta na competição, Gana contará com o apoio da imensa maioria dos torcedores que se farão presentes ao melhor estádio da Copa. “É muito importante ganhar porque sabemos que os africanos estão orgulhosos de nós e estamos jogando por este solo”, disse o capitão Mensah, que será desfalque por suspensão ao lado de Ayew. O técnico Milovan Rajevac, no entanto, tentou tirar a pressão dos seus jogadores. “Não temos nenhuma obrigação, mas nos esforçaremos ao máximo para fazer história”. O artilheiro Gyan aposta num grande jogo e espera deixar a sua marca mais uma vez.
Em sua segunda Copa, Gana já igualou a campanha de Camarões, em 1990, e de Senegal, em 2002. Agora, os ganenses querem repetir entre os profissionais o sucesso que faz nas categorias de base, em que possui um título no Mundial Sub-20 e dois no Sub-17. Classificou-se em segundo lugar num grupo que, além da favorita a Alemanha, tinha a Sérvia, herdeira da tradicional Iugoslávia, e passou pelos Estados Unidos nas oitavas de final.
Já o Uruguai quer recuperar a tradição de conquistas que a “Celeste” adquiriu através dos anos. Para o técnico Oscar Tabárez, uma vitória logo mais, significará um passo gigantesco para o soerguimento do futebol no país, desacreditado com os péssimos resultados das últimas décadas.
Os sul-americanos chegam para a partida, bastante motivados e embalados, apesar do sério desfalque do zagueiro Godín, que sofreu uma lesão muscular durante a vitória sobre a Coreia do Sul e será substituído por Victorino. O treinador Oscar Tabárez fará outra alteração, mas por decisão técnica: Álvaro Fernández entra no lugar de Álvaro Pereira na ala esquerda.
O treinador uruguaio vai fazer também outra mudança, mas de posicionamento. O atacante Forlán, que estava atuando no meio de campo desde a segunda rodada do Mundial, contra a África do Sul, voltará a fazer dupla de frente com o artilheiro Suárez. Desta forma, Cavani será recuado. “O grupo está consciente do que significa o futebol no nosso país. Uma das poucas coisas que une os uruguaios é o futebol”, disse o capitão Lugano. “Estamos tranquilos, dando um passo de cada vez. Nós conversamos que estamos chegando cada vez mais perto”, afirmou Forlán.
FICHA TÉCNICA:
Uruguai x Gana
Uruguai – Muslera; Victorino, Lugano e Fucile; Maxi Pereira, Arévalo, Pérez, Cavani e Álvaro Fernández; Forlán e Suárez. Técnico: Oscar Tabárez.
Gana – Kingson; Inkoom, Pantsil, Addy e Sarpei; Appiah, Annan, Muntari e Kevin-Prince Boateng; Asamoah e Gyan. Técnico: Milovan Rajevac.
Árbitro – Olegário Benquerença (Portugal).
Horário – 15h30 (de Brasília).
Local – Estádio Soccer City, em Johannesburgo (África do Sul).
