As Unidades de Pronto Atendimento de Aracaju (Upas) Nestor Piva – Zona Norte e Fernando Franco – Zona Sul realizaram 4.257 atendimentos no feriado de Tiradentes e dias que antecederam a data. De 19 a 21 de abril, foram atendidas 2.499 pessoas na UPA Nestor Piva (Zona Norte), sendo 1.691 clínicos, 209 cirúrgicos, ortopédicos 183 e 27 odontológicos. Já na UPA Fernando Franco (Zona Sul), 1.207 pessoas buscaram por atendimento clínico, 360 pediátricos e 191 cirúrgicos.
Porta aberta do Sistema Único de Saúde (SUS), as UPAs de Aracaju atendem também pacientes proveniente de outros municípios sergipanos. Além dos atendimentos médicos, as unidades também ofertam exames de raio-X, laboratoriais e eletrocardiograma.
Na avaliação da coordenadora da UPA Nestor Piva, Ana Cristina Melo, a procura pelos atendimentos em saúde nos quatro dias foi intensa. “Somente na segunda-feira atendemos 519 pessoas. O que nos chamou atenção é que os atendimentos cirúrgicos superaram a procura pela ortopedia que é um serviço diferencial aqui da Zona Norte”, disse, reforçando que durante todo o período as equipes de médicos e profissionais permaneceram completas.
A Urgência Odontológica, que funciona dentro da UPA Nestor Piva esteve em regime de plantão 24h, atendendo a partir das 19h de sexta-feira, 17, até às 7h da quarta-feira, 22. No total 27 pessoas que buscaram o serviço durante o feriadão de Tiradentes.
A coordenadora da UPA Fernando Franco, Roselene de Souza Teixeira, destacou que as equipes da Zona Sul atenderam 360 casos pediátricos. “As equipes estiveram completas e os usuários receberam o devido atendimento e puderam retornar para suas casas. Dos 1.207 atendimentos clínicos grande parte dos casos foram de pessoas que adoeceram por virose e também pessoas com eritemas, que são manchas vermelhas no corpo, que têm se apresentado com frequência no município”,