Mais de 300 alunos da educação básica puderam aprender sobre condutas adequadas no trânsito por meio dos Multiplicadores da Educação para o Trânsito. A ação é fruto de convênio entre o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que formam universitários de Geografia e Pedagogia para multiplicarem os conhecimentos nas escolas. O projeto levou aprendizados sobre as práticas de trânsito para as crianças do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) do Benedito Bentes, em Maceió.
Os universitários arregaçaram as mangas e levaram os conhecimentos para sala de aula, mostrando para os alunos, de forma lúdica, que o trânsito é um ambiente de compartilhamento e convívio social. Eles se dividiram em equipes e fizeram abordagens diferenciadas para os estudantes entre quatro e seis anos de idade e os do ensino fundamental, entre sete e 11 anos.
De acordo com Ricardo Couto, subchefe da Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, o bairro do Benedito Bentes foi escolhido pelo alto índice de sinistros de trânsito. “O desenvolvimento desse projeto é importante porque as crianças, quando recebem um conhecimento, têm o poder de levar os ensinamentos adiante de forma genuína. Abordamos os cuidados que eles devem ter, as formas de prevenção, os riscos no trânsito. Então, a aplicação prática dos multiplicadores está preparando futuros cidadãos mais consciente no trânsito”, explicou.
No CMEI José Maria de Melo, os pequenos andaram de bicicleta e usaram os equipamentos de proteção, aprendendo sobre as regras básicas de trânsito. Já na Escola Estadual José Maria de Melo, os estudantes usaram o material didático do Detran para levar os conhecimentos para os alunos do fundamental, ensinando sobre trânsito com brincadeiras, a exemplo de passa ou repassa, certo e errado e jogos da memória.
Pedro Henrique da Silva, de seis anos de idade, estava feliz após ter andado de bicicleta sem rodinhas pela primeira vez. “Eu gostei porque usei o capacete e pude andar com os meus coleguinhas. Foi legal também porque aprendi que para atravessar a pista tem que olhar para os dois lados para não ser atropelado”, disse.
A universitária Priscilla Santos, que cursa o 5º período de Geografia, afirmou estar satisfeita com os desdobramentos da capacitação. “Este é o meu segundo ano no projeto Multiplicadores. Ano passado estivemos na inauguração da Arena Detranzinho, na sede do Detran. O reforço nesse contato com os alunos ajuda muito para nós, futuros docentes, e também para eles, pois auxilia o desenvolvimento de futuros cidadãos. Com certeza, quando estiver em sala de aula no futuro, vou aplicar os conhecimentos sobre trânsito para os alunos”, ressaltou.
A professora Fátima Vilela, responsável por uma das turmas da educação infantil do CMEI, ressaltou que os alunos ficaram entusiasmados com a ludicidade do projeto. “Eles ficaram eufóricos com o dia de hoje, todos muitos dispostos a participar. Enquanto educadora, tenho certeza que o aprendizado de hoje vai repercutir na vida deles em vários aspectos, porque vão cobrar uma conduta melhor dos pais e familiares”, reforçou.
Multiplicadores da Educação para o Trânsito
A capacitação é voltada para estudantes dos cursos de Geografia e Pedagogia para elaborar subprojetos temáticos sobre instrumentos educativos para o trânsito destinado às escolas de Alagoas. Os participantes serão responsáveis pela elaboração de instrumentos educativos que farão parte do acervo pedagógico das atividades educativas de trânsito. Desde 2019, início da parceria entre Detran e Ufal, o projeto já foi levado para 40 escolas.
As turmas são divididas, com os estudantes assistindo às aulas presencialmente e outros acompanham pelo YouTube, numa transmissão ao vivo. Na plataforma on-line, também participaram representantes das cidades de São Miguel dos Campos e Pilar, que integram o projeto de descentralização para o trânsito, promovido pelo Detran.