
Filmes serão exibidos dentro e fora do Theatro Sete de Setembro
O que parecia pouco provável de voltar a acontecer em Penedo, apesar de ter sido inclusive anunciado até bem pouco tempo, já tem até data marcada. Entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro, a cidade sediará um festival de cinema, tipo de evento que deu uma nova projeção entre os anos 70 e 80 ao município conhecido pela riqueza de seu patrimônio histórico.
O evento que já havia sido divulgado no blog do jornalista Fernando Vinícius é uma promoção da Universidade Federal de Alagoas em parceria com grupos e entidades representativas do setor audiovisual, segundo a divulgação do 1º Festival de Cinema Universitário de Alagoas.
De acordo com a Coordenação de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o festival terá mostra competitiva e também debate sobre cinema e produção independente no âmbito acadêmico, evento paralelo denominado 1º Encontro de Cinema de Alagoas (ECA).
A redação do aquiacontece.com.br apurou que as projeções dos filmes devem ocorrer no Theatro Sete de Setembro, inclusive do lado de fora, utilizando telões para as exibições em espaço aberto que também podem acontecer na Praça 12 de Abril, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Corrente, a exemplo da mais recente edição do Cine Sesi em Penedo. As alternativas são as mais viáveis para a cidade que conta com dois cinemas, ambos fechados.
A divulgação do festival informa que as inscrições para o ECA e a competição entre filmes nacionais estão abertas até 22 de agosto no endereço www.evento.ufal.br/icinufal. (clique para acessar). Na mesma página, a prévia da programação pode ser conferida, com as regras para as inscrições na mostra e informações técnicas sobre as obras e as competições.
Segundo Sérgio Onofre, diretor da Unidade Ufal Penedo e um dos organizadores do evento, a proposta do 1º Festival de Cinema Universitário de Alagoas “é promover o intercâmbio entre produtores, estudiosos e admiradores da Sétima Arte, fomentando discussões e a troca de experiências”.
Sobre o evento paralelo, planejado para ofertar oficinas, mesas-redondas, apresentações e exposições de trabalhos e ainda exibições de filmes que não participam da mostra competitiva, Sérgio Onofre ressalta que “professores, estudantes e técnicos de todas as instituições de ensino superior do Brasil podem inscrever trabalhos cinematográficos e videográficos realizados em diferentes gêneros”.