Há 41 anos, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) traça uma história de difusão e valorização da educação superior no interior do Estado. Nas últimas quatro décadas, esse valor tem sido repassado para cada nova geração de acadêmicos. Nesse processo, a evolução tornou-se uma constante. As mudanças têm ocorrido, ano após ano, sempre em busca da consolidação de um ensino público, gratuito e de qualidade.
Em 2011, a Uneal viveu mais um período singular de sua trajetória: ganhou mais visibilidade no Estado, no Brasil e até internacionalmente, além de angariar mais respeito e recursos para o desenvolvimento de projetos educacionais. Isso só foi possível graças ao empenho de todos (gestores, professores, técnicos e alunos) que compõem a comunidade acadêmica.
Dentre as ações desenvolvidas ao longo de 2011, os editais internos – cujas verbas disponibilizadas chegaram a quase R$ 1 milhão – foram primordiais para o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas, trabalhos de extensão e publicações acadêmicas e culturais. O estímulo a eventos também foi destaque, uma vez que a Uneal incentivou diversas iniciativas, por meio da cessão de recursos, espaços, equipamentos e funcionários.
Docentes, estudantes e técnicos também foram incentivados a aprimorar os conhecimentos por meio de auxílio para a participação em congressos, seminários, cursos, entre outros eventos, dentro e fora do Estado.
“Temos lutado diariamente para construir uma Universidade pública e de qualidade por que sabemos da importância da Uneal para o povo alagoano. Os desafios são muitos, mas acreditamos que com o trabalho conjunto de nossos professores e técnicos, e ainda com o empenho de nossos estudantes, chegaremos cada vez mais longe. Assim foi em 2011 e assim será em 2012”, afirma o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa.
A Uneal quer proporcionar crescimento profissional não somente para os membros da Academia, mas para toda a sociedade alagoana. Prova disso foi a submissão do projeto de mestrado profissional a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O dever de casa foi cumprido e agora a instituição aguarda a publicação do resultado da avaliação feita pela Capes.
O Programa Especial para Formação de Servidores Públicos é outro projeto planejado em 2011, que visa qualificar servidores públicos estaduais e municipais, por meio da oferta de graduação em Administração Pública; Ciências Biológicas; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia e Química. Estão incluídos os cursos de pós-graduação Latto Sensu em Análise e Gestão Ambiental; Psicopedagogia; Gestão Escolar; Educação Matemática; Inspeção Escolar; Educação Infantil e Alfabetização e Letramento. A previsão é de que o vestibular do Proesp ocorra ainda em março de 2012.
Avaliação institucional – De maio até agosto de 2011, toda a comunidade acadêmica esteve mobilizada para o êxito do processo de avaliação institucional e os cursos receberam professores filiados ao Inep/MEC que avaliaram as condições das graduações. A expectativa é que todos os cursos sejam avaliados com média acima de 3, garantindo, assim, a renovação e reconhecimento das graduações avaliadas. Por ser uma universidade estadual, todo processo de avaliação é conduzido pelo Conselho Estadual de Educação, que emite o parecer de cada curso.
Em 2011, a Uneal participou de duas reuniões com representantes do Governo do Estado, em abril e dezembro. No segundo encontro, o governador Teotonio Vilela Filho anunciou a autorização do concurso público para professor efetivo, uma antiga solicitação de extrema relevância para o funcionamento da Universidade. A previsão é que o concurso ocorra no primeiro semestre de 2012.
Por falar em concurso, as seleções de professor substituto, apesar de apenas atenderem a uma demanda emergencial, também foram fundamentais para que as aulas fossem desenvolvidas ao longo do ano. As pró-reitorias de Graduação e de Desenvolvimento Humano realizaram três certames, além do concurso para professor do Procampo. A ação garantiu que muitos alunos continuassem tendo as aulas enquanto o concurso para professor efetivo não acontece.
Informatização – A digitalização e integração do Sistema Acadêmico da Uneal têm pautado os trabalhos da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da instituição. Este ano, em parceria com a Uncisal, a Uneal deu os primeiros passos para informatizar os dados acadêmicos. A previsão é que o sistema acadêmico informatizado esteja em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2012.
Em 2012, a Uneal irá crescer ainda mais. O governador Teotonio Vilela Filho já garantiu a realização de concurso público, a nomeação de mais técnico-administrativos, reforma do prédio do Campus I, ampliação do Campus III, construção do Campus V e do Campus I, além de afirmar que vai analisar as requisições salariais e de carreiras dos servidores da universidade. A equipe gestora também não para o trabalho. As idas a Brasília continuarão em 2012, bem como o apoio à qualificação dos alunos, professores e técnicos e o incentivo à produção acadêmica.