O acervo histórico do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro vai ser cuidado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), após a assinatura de um acordo de cooperação técnica firmado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos com a instituição. O termo do acordo foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 21 e divulgado hoje (26), na capital fluminense.
“Essa parceria era uma reivindicação antiga das conselheiras. Existe ali um material interessante, de várias décadas, que vem sendo reunido. É um acervo fundamental para a análise de toda política para as mulheres no nosso estado”, disse à Agência Brasil o secretário de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes.
O acordo prevê também ajudar na capacitação das conselheiras. “Haverá um curso para várias agentes de políticas do estado como um todo. A ideia é que as vagas sejam ofertadas também para agentes públicas de organismos de políticas para mulheres de diversos municípios”, disse Nunes.
