Conforme dados estatísticos levantados no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), 837 atendimentos foram registrados no pronto socorro entre os últimos dias 14 e 16. Desse total, 160 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ficaram internados em observação e para realização de novos exames.
Os casos mais comuns são os acidentes motociclísticos, que continuam liderando as estatísticas do hospital, só que dessa vez foram 67 atendimentos com 27 internações. Diferente dos acidentes automobilísticos que deixaram 11 feridos com lesões leves e quatro vítimas internadas.
Os profissionais que atuam no pronto socorro do Huse agilizam os mais diversos atendimentos, entre clínicos, cirúrgicos, pediátricos, administração de medicamentos e ortopédicos. Segundo a superintendente da unidade hospitalar, Lycia Diniz, isso acaba gerando maior rotatividade aos leitos existentes. “Essa maior rotatividade, por sua vez, garante o atendimento mais qualitativo a um maior número de pacientes”, pontua a gestora.
Na área azul adulto do Huse, 230 atendimentos de baixa complexidade foram realizados e 49 pacientes ficaram internados. Um número de atendimentos considerado grande para um hospital de alta complexidade. Já na área azul pediátrica, 112 crianças foram atendidas e desses 17 ficaram internadas.
A sutura e a ortopedia realizaram juntas 314 atendimentos. Já os ambulatórios de retorno e de fisioterapia registraram, respectivamente, 60 e 12 atendimentos. Os setores de otorrinolaringologia e o de oftalmologia totalizaram 29 registros.
MNSL
Entre os dias 14 e 16 foram realizados na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) 52 partos, sendo 25 normais e 27 procedimentos cesarianos. Foram também contabilizadas duas laparatomias, uma curetagem e uma cirurgia em recém nascido.
“Ainda foram realizados 130 atendimentos no próprio sistema de admissão, onde as gestantes são avaliadas, transferidas ou liberadas para o pré-natal, sendo, 58 admitidas na MNSL durante o final de semana”, detalhou o superintendente da MNSL, Luis Eduardo Prado.
Na maternidade, estão disponíveis 43 leitos obstétricos clínicos e 26 cirúrgicos, além de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. O centro obstétrico é responsável pelo atendimento à população, tanto de Sergipe quanto de estados circunvizinhos.
HRI
No Hospital Regional de Itabaiana foram realizados no mesmo período 580 atendimentos. Conforme dados estatísticos, 415 pacientes foram atendidos na área de clínico geral, 56 pacientes pediátricos, 44 na área de ortopedia e 65 procedimentos em cirurgia geral. Do total de 580 atendimentos realizados, 471 foram consultas ambulatoriais.
