Skip to content

Unidades de saúde levam ações de cidadania às comunidades

  • Home
  • Maceió
  • Unidades de saúde levam ações de cidadania às comunidades

Blog

Unidades de saúde levam ações de cidadania às comunidades

Nesta semana, duas unidades de saúde do município ofereceram aos seus usuários palestras sobre temas ligados ao cotidiano. A iniciativa teve como objetivo aproximar população e servidores, abordando assuntos que servirão para o dia a dia de todos.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Unidade Hélvio Auto, no bairro do Trapiche da Barra, escolheu o Clube de Futebol Riachuelo para discutir com mulheres ligadas ao Programa de Saúde da Família (PSF), o tema violência contra a mulher. A assistente social Regina Sorrentino foi convidada. Por meio de material educativo, ela esclareceu às usuárias e funcionários da unidade sobre as formas de violência que podem sofrer e como combatê-las.

O secretário Francisco Lins falou sobre a iniciativa e parabenizou a atitude. “São esses eventos que fazem o trabalho das unidades ir além dos muros. A nossa preocupação com os usuários também está ligada com o que acontece em suas casas”, explicou.

PONTAL DA BARRA

A unidade Tarcísio Palmeira, no bairro do Pontal, também exerceu uma ação de cidadania semelhante. As crianças da localidade, juntamente com suas mães, foram convidadas para receber instruções de cuidados odontológicos, com a dentista pediatra da unidade, Dra. Monique Maranhão, que, entre outras ações, fez aplicação de flúor nos pequeninos.

Segundo a enfermeira Quitéria Barros, a prioridade para essas ações são as crianças tidas como desnutridas. “Conseguimos reduzir para 8% o número de desnutrição e queremos chegar a 5%, meta estipulada pelo Ministério da Saúde”. A enfermeira também ministrou uma palestra sobre a alimentação infantil e como usar melhor o que as mães dispõem em suas casas para os seus filhos.

No final, foi servido um lanche para toda criançada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também