Durante os três dias que compreenderam o Feriadão de São Pedro, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde atenderam 5.531 pessoas. O maior número de atendimentos foi registrado nos cinco Ambulatórios 24 Horas que, juntos, realizaram 3.904 procedimentos emergenciais.
O Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões (Benedito Bentes) atendeu 799 pacientes e no Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins) foram realizados 897 atendimentos. No Ambulatório João Fireman (Jacintinho), foram atendidas 1.045 pessoas, no Noélia Lessa (Levada), 579 e no Dom Miguel Fenelon Câmara (Chã da Jaqueira), 584.
Do total de serviços prestados nesse feriadão, o Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 1.269 alagoanos. Destes, 865 foram em decorrência de casos clínicos; 285 de vítimas de acidentes casuais; 69 de acidentes de trânsito; 38 de agressões (corporal, por armas de fogo e branca); seis de acidentes de trabalho, quatro queimaduras e duas tentativas de suicídio.
Nesses três dias, o HGE realizou, ainda, 44 intervenções cirúrgicas, a exemplo de drenagem de tórax, tratamento cirúrgico de fratura exposta e apendicectomia. De acordo com a diretora do HGE, Verônica Omena, todos os esforços foram empreendidos pelos gestores e profissionais para assegurar um feriadão tranquilo, com assistência eficiente e de qualidade.
“O comprometimento dos profissionais do Hospital Geral do Estado é determinante na qualidade da saúde pública prestada em Alagoas, principalmente quando se trata de urgência e emergência”, reforçou Verônica Omena.
Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recebeu 5.269 ligações telefônicas. O dado é do Pronto Atendimento (PA) das duas Centrais que representam o consolidado das Bases Descentralizadas, junto com a capital Maceió e Arapiraca, somando, ao todo, 35 Bases Descentralizadas do Estado.
As orientações na Central de Maceió, via telefone, chegaram a 255, enquanto na Central de Arapiraca o número ficou em 87. Os atendimentos relativos aos acidentes de trânsito foram de 28 em Maceió e de 30 em Arapiraca. Em relação aos atendimentos psiquiátricos, foram 12 pacientes. Já os atendimentos relativos à arma de fogo foram seis, enquanto com arma branca foram três.
No Hemocentro de Alagoas (Hemoal), nesses três dias de feriadão, ocorreu a dispensação de 16 bolsas sangue.
