Skip to content

Unidades de Referência realizaram desde maio de 2023 mais de 4.500 eletrocardiogramas

  • Home
  • Maceió
  • Unidades de Referência realizaram desde maio de 2023 mais de 4.500 eletrocardiogramas

Blog

Unidades de Referência realizaram desde maio de 2023 mais de 4.500 eletrocardiogramas

Buscando ampliar o acesso dos cidadãos maceioenses aos serviços de saúde na rede pública, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) passou a ofertar o exame de Eletrocardiograma (ECG) de forma descentralizada em algumas Unidades de Referência em Saúde (URS) do Município.

Além do Pam Salgadinho, o exame também está sendo disponibilizado no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), URS Roland Simon (Vergel), URS Pitanguinha, URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes) e na URS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins).

A coordenadora geral da Atenção Especializada da SMS, Janaína Paula Sobral, destacou que, devido à alta demanda para realização do exame, a pasta buscou solucionar a situação adquirindo equipamentos e ampliando a oferta do exame para as Unidades de Referência.

“A tabela do SUS contempla o exame e temos prestadores contratualizados que realizam pelo SUS. Mesmo com esta oferta, existia uma alta demanda reprimida no município, o que instigou a SMS a abrir um processo de aquisição dos equipamentos e insumos. O diferencial é a implantação do eletrocardiograma adulto de forma descentralizada, nas unidades próprias especializadas, comumente conhecidas como Unidades de Referência”, afirmou.

Desde que o serviço foi implantado nas Unidades de Referência no mês de maio de 2023, já foram realizados aproximadamente 4.500 exames até o momento, sanando todas as demandas reprimidas.

Sobre o exame

Embora seja um procedimento simples e rápido, o exame de eletrocardiograma é extraordinário, pois informa sobre o ritmo e frequência do coração, sinais de crescimento e das quatro cavidades do coração, avaliação de isquemia, lesão e zonas de necrose, configurando os quadros de infartos, e por fim é considerado como supremo tribunal das arritmias.

“O exame de eletrocardiograma utiliza uma técnica simples, o paciente deve estar deitado, em cama confortável, de preferência isolada, não pode ter contato dos membros com a parede. Não necessita de Jejum, apenas do preparo da pele para colocação dos eletrodos. O procedimento deve ser realizado em toda consulta de primeira vez com cardiologista, ao menos anualmente” explicou o médico cardiologista do Município, Marco Mota.

Ao ter um diagnóstico confirmado através do exame de eletrocardiograma, o especialista aponta quais os procedimentos que devem ser realizados pelo paciente.

“Algumas situações exigem um encaminhamento imediato. Por exemplo: paciente com quadro de dor no peito e o exame revelando sinais de isquemia e lesão; paciente com queixas de palpitações, e o exame revelando uma frequência cardíaca alta e/ou irregular. Pode ser necessário fazer uma reversão ao ritmo sinusal com medicamentos de uso endovenoso ou mesmo por cardioversão; ou mesmo um quadro de tontura ou desmaio com um exame mostrando um bloqueio átrio ventricular de grau avançado”, complementou.

Como ter acesso

Para realizar o exame nas Unidades de Referência, é necessário fazer o agendamento via Pronto!, acessando o WhatsApp pelo número 82 3312-5492 e cadastrando o pedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também