
Conselho gestor de unidades de conservação tem representação do poder público e da sociedade
Nesta terça-feira (15), os conselhos gestores da Reserva Ecológica (Resec) dos Manguezais da Lagoa de Roteiro e da Área de Preservação Ambiental (APA) da Marituba do Peixe, em Penedo, realizaram suas primeiras reuniões ordinárias de 2011. A mobilização das Unidades de Conservação é realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Na reunião da Resec de Roteiro, os conselheiros definiram uma visita técnica para o mês de abril aos limites da Reserva, além de ter definido um calendário fixo de reuniões para 2011. Também foram discutidas denúncias de ações ilegais na área da Lagoa que não serão divulgadas para preservar as investigações que serão feitas pelo Batalhão de Polícia Ambiental.
Já o conselho gestor da APA da Marituba do Peixe irá realizar uma oficina de capacitação em legislação ambiental para integrantes do colegiado no mês de maio. O curso será realizado por técnicos da Semarh no município de Penedo e está previsto para acontecer no mês de maio, com participação dos conselheiros do setor público e da sociedade civil.
Atualmente Alagoas possui aproximadamente 17 unidades de conservação que estão sob responsabilidade do Governo do Estado, entre elas 5 áreas de preservação ambiental e duas reservas ecológicas. Os conselhos gestores são formados por pessoas do setor público e também da sociedade, como representantes de usinas e presidente de associações de moradores, entre outros.
A próxima reunião ordinária do conselho gestor da APA da Marituba do Peixe está marcado para o dia 26 de abril, na Usina Marituba, em Penedo. Já o colegiado da Reserva dos Manguezais da Lagoa de Roteiro deixou sua próxima reunião ordinária pré-agendada para o mês de maio, na cidade de Roteiro.