×

Alagoas

Unidades da Sesau realizam quase 3.400 atendimentos no feriado de Natal

Unidade que registrou maior número de atendimentos foi o Hospital Geral do Estado

Durante os quatro dias do feriadão do Natal, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizaram 3.392 atendimentos, segundo dados do Setor de Estatística do órgão. Entre o sábado (22) e a terça-feira (25), os atendimentos foram no Hospital Geral do Estado (HGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hemorrede Pública de Alagoas e Unidade de Emergência Dr. Daniel Hoully, em Arapiraca.

A unidade que registrou o maior número de atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o HGE, em Maceió, com 1.828. Destes, 1.434 pacientes receberam alta médica, 199 ficaram internados e 52 foram submetidos a procedimentos cirúrgicos. Entre o período de 22 a 25, a equipe multiprofissional prestou assistência a 1.086 pacientes em decorrência de casos clínicos, 434 acidentes casuais, 176 acidentes de trânsito, 76 agressões, 38 acidentes de trabalho, cinco tentativas de suicídio, um afogamento e 12 queimaduras.

Segundo a diretora do HGE, Verônica Omena, durante o fim de ano é comum aumentar o número de atendimentos na unidade hospitalar. “Geralmente o Natal é mais tranquilo, comparando-o com o Réveillon, porque as pessoas preferem ficar em casa celebrando com a família. Esse ano o número de atendimentos reflete a quantidade de dias que se teve para comemorar, já que foram quatro dias. Por isso, o número de acidentes de trânsito chamou a atenção, com o registro de mais de 170 ocorrências”, destacou.

Quanto ao Samu, foram realizados 906 atendimentos, sendo 605 em Maceió e 301 em Arapiraca e nas Bases Descentralizadas, que estão localizadas em municípios estratégicos do interior. Em Maceió, o dia com maior número de ocorrências foi a terça-feira (25), quando foram registradas 216 – ante 124 da segunda-feira (24), 135 do sábado (22) e 102 do domingo (23). Já nas unidades do interior do Estado, foram 76 atendimentos registrados no dia 22, 103 no dia 23, 51 no dia 24 e 71 na última terça-feira (25).

UE do Agreste

Com relação à Unidade de Emergência Dr. Daniel Hoully, em Arapiraca, foram contabilizados 611 atendimentos durante os quatro dias do feriadão de Natal. De acordo com o Setor de Estatística, 183 vítimas de acidentes motociclísticos foram atendidas do sábado (22) até esta terça (25). Com isso, esta modalidade de atendimento registrou um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 145 ocorrências.

As quedas de motocicletas são as campeãs em vítimas na Unidade de Emergência do Agreste, uma vez que, dos 183 atendimentos, 131 fazem parte deste tipo de acidente. O dia mais crítico do feriadão natalino foi o domingo (23), quando deram entrada 54 vítimas de queda de motocicleta, sete em decorrência de colisões entre carro e moto, nove em razão de colisões entre motocicletas, duas por conta de colisões entre motocicletas e bicicletas e três em decorrência de acidentes com motonetas, totalizando 75 atendimentos.

Hemorrede

Já quanto à Hemorrede Pública de Alagoas – formada pelos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) -, foram registradas 47 ocorrências. Foram 42 bolsas de sangue dispensadas, sendo a maioria para o HGE e Hospital Escola Hélvio Auto (ambos em Maceió), e sete pacientes hematológicos atendidos no Ambulatório de Hematologia, que receberam os Fatores VIII e IX.