Com a expansão, três novos cursos serão implantados; já estão definidos, Engenharia de Produção e Ciências Biológicas
Nesta semana aconteceu mais uma reunião entre o prefeito, Marcius Beltrão (PDT), o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico de Barros Lobo e o coordenador da Unidade Ufal Penedo, Mac Dawison Costa. Onde, o tema discutido voltou a ser a implantação de novos cursos para a cidade. Como consequência, a transformação de Unidade, para Campus.
Neste terceiro encontro, ocorrido em Maceió, Eurico Lobo anunciou três graduações que serão implantadas na cidade, gradativamente, a partir do próximo ano. Para isso acontecer, Penedo vai se transformar em Campus Universitário, é o que explica Beltrão.
“Durante este importante encontro, Eurico garantiu que a Unidade Ufal Penedo vai se transformar em Campus Universitário. Desta forma, a cidade vai ganhar, a princípio, mais três novos cursos. Dos quais, dois estão definidos, sendo Engenharia de Produção e Ciências Biológicas. O terceiro também será muito importante, uma surpresa para comunidade estudantil da nossa região. Não podemos adiantar porque ainda está em fase final de aprovação pelo conselho. Ainda na próxima semana, todos terão conhecimento do curso. Este será tão importante, quanto os outros”, disse o prefeito.
Aquisição do terreno
Para o projeto de expansão se concretizar, outras duas reuniões aconteceram, momento em que a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pleiteou com a prefeitura a aquisição de um terreno com uma área superior a sete hectares.
“A prefeitura se prontificou em atender a demanda da universidade. Porém, fizemos algumas ressalvas. E uma delas, foram os novos cursos que seriam implantados na cidade. Sugerimos algumas graduações, diante disso, o corpo técnico da Ufal se reuniu e realizou estudos para a nossa área. E os cursos, irão atender de imediato a demanda reprimida do mercado de trabalho”, celebrou Beltrão.
A princípio, foi pensado na área do Complexo Poliesportivo Moacir Andrade, antigo Sesi. Porém, após outras discussões, a prefeitura resolveu adquirir outra área para doar. A novo terreno onde será construído o Campus Penedo da Universidade Federal de Alagoas, será dotado de residência universitária e restaurante. Tudo vai ser construído para abrigar novas salas e laboratórios. Segundo o reitor Eurico de Barros Lobo, mais de R$ 10 milhões já estão assegurados para o projeto, pelo Ministério da Educação (MEC).
Uma nova realidade para a cidade dos sobrados
“A expansão para Campus, representa uma nova realidade para Penedo”. Essas são as palavras do coordenador da Unidade Ufal Penedo, Mac Dawison Costa. Para ele, os novos cursos que a cidade vai passar a ofertar, vão atender as necessidades de toda a região.
“Discutimos com o nosso corpo técnico quais os cursos que iriam beneficiar a região. Baseado nisso, o Ministério da Educação (MEC) também fez os seus estudos de demanda. O MEC verificou as necessidades e percebeu quanto à região vai ganhar com a transformação em Campus. Os novos cursos foram pensados em inserir os alunos no mercado de trabalho, na própria região”, observou Mac Dawison.
O professor ainda garantiu que a escolha dos cursos foi pensando também, na instalação do Estaleiro Eisa Alagoas. “Tudo foi planejado. Buscando a inserção do recém-formado no mercado de trabalho. Queremos que o aluno se forme e de imediato tenha trabalho e, o importante, que não precise se afastar da região”, assegurou.
O coordenador da Unidade Ufal Penedo, Mac Dawison, concluiu destacando que a partir do Campus, novas perspectivas surgiram: “Com a expansão, um leque de possibilidades se abriram. Com as novas instalações, poderemos pleitear novos cursos e pós-graduação. Além de cursos à distância, pesquisas, novos laboratórios e intercâmbio entre pesquisadores. Essa conquista está sendo uma grande emoção para os professores, funcionários e toda a comunidade acadêmica. Uma nova realidade para a região do Baixo São Francisco”.
