Foi um dia diferente na Unidade Integrada Sesi/Senai José Gomes Barbosa, situada em Arapiraca. O centro que há mais de um ano oferece cursos profissionalizantes e atividades nas áreas de educação, saúde e cultura à população e às empresas do Agreste abriu as portas para a “Visitação”.
O objetivo foi divulgar os serviços do Sesi, do Senai e do IEL [Instituto Euvaldo Lodi], que têm contribuído com o desenvolvimento de uma região marcada pelo dinamismo econômico. “O serviço público não funcionaria sem a parceria do Sistema ‘S’. Novos postos de trabalho estão surgindo e é preciso capacitar as pessoas para gerar renda. Um diploma do Senai credencia os candidatos acima do parâmetro”, disse a secretária de Indústrias, Comércio e Serviço de Arapiraca, Sylvia Almeida.
O Sesi também tem sido muito importante na região, não só por oferecer serviços de educação e saúde, mas pelas consultorias que adéquam as empresas às normas legais de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). “No ano passado fizemos a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) em parceria com o Sesi pela primeira vez e este ano vamos repeti-la”, conta o gerente de Recursos Humanos do Grupo Coringa, Gustavo Freire.
Classificado como grande empresa, o grupo também firmou parceria com o Senai para formar 16 novas turmas do curso de informática e conta com três estagiários selecionados pelo IEL, que também está presente na unidade. “Para se tornar competitivo, o apoio do Sistema Fiea é muito importante”, frisou o gerente de RH do Grupo Coringa.
Gustavo participou do café da manhã para empresários, que contou com quitutes preparados pela turma de Panificação e Confeitaria do Senai. Uma das alunas, Jaqueline de Oliveira, 18, prepara bolos em casa para o pai revender. Ela conta que, com as técnicas que aprendeu no curso, os alimentos ficaram mais saborosos, as vendas aumentaram e a renda familiar melhorou.
Amanda Tenório, 18, cursa panificação e Confeitaria e se prepara para o curso de Autocad. Além disso, ela não perdeu a chance de fazer os mini-cursos gratuitos nas áreas de manutenção de notebook e alimentos. “O certificado do Senai é um crédito a mais”, declarou.
“O Senai está cumprindo bem a sua finalidade. Afinal, são quase 70 anos de know how. Hoje é uma data comemorativa, estamos aqui há mais de um ano, e estamos aproveitando para divulgar ainda mais os nossos serviços e consolidando a nossa marca aqui no Agreste”, destacou Marben Loureiro, diretor regional do Senai.
O coordenador administrativo do Sesi na unidade de Arapiraca, Kleber Brandão, afirmou que a entidade já é uma referência na consultoria às empresas que desejam se modernizar, nos serviços de saúde ambulatorial e na área cultural. Ele frisou que o teatro Sesi de Arapiraca é considerado o mais moderno de Alagoas no conjunto de sua estrutura. “Recebemos elogios de produtores de todo o país”, orgulha-se.