×

Alagoas

Unidade realiza cirurgias de lábio-leporino

Até julho deste ano centenas de crianças em Alagoas tinham de esperar por iniciativas como a Operação Sorriso para realizarem a sonhada cirurgia para correção de fissura lábio-leporino. Agora, graças ao trabalho dos cirurgiões Joaquim Diegues e André Mendonça – e o apoio da equipe liderada pelo cirurgião Luciano Agra, esse tipo de cirurgia plástica entrou para a rotina do Hospital Nossa Senhora da Guia. As consultas ocorrem sempre às segundas e quintas e as cirurgias, às terças.

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, a cada 650 nascimentos no Brasil uma criança nasce com fissura labiopalatal. A fissura é uma abertura na região do lábio ou do palato (ou de ambos) do recém-nascido ocasionada pelo não fechamento destas estruturas na fase embrionária do bebê.

Para ter acesso à cirurgia plástica do Hospital Nossa Senhora da Guia, o paciente precisa con-sultar-se com um médico, que o encaminhará para atendimento no hospital. Por enquanto, o sistema de marcação de consultas do município (Cora) ainda não está em funcionamento.

Conforme explicou o cirurgião plástico e coordenador da Operação Sorriso em Alagoas, André Mendonça, esta iniciativa torna realidade o sonho dos voluntários da Operação Sorriso de facilitar o acesso dos pacientes do SUS às cirurgias de lábio-leporino.