Ação é uma parceria da Secretaria de Estado
A Unidade Prisional Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho (Copemcan), em São Cristovão, está dando continuidade a Campanha de Teste-Rápido de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's/AIDS), que foi iniciada ainda no mês de setembro de 2015. Na última quinta-feira, 04, a coordenação de saúde do presídio realizou a segunda etapa da campanha.
Esta ação atendeu 30 internos, a maioria deles já detectados com alguma doença infecto contagiosa, à exemplo da infecção respiratória, que os torna mais suscetíveis à contaminação com o vírus da AIDS. Não houve nenhum caso detectado com a doença, porém, segundo o coordenador de saúde da unidade, Adson dos Anjos, se algum interno for detectado com o vírus, será imediatamente encaminhado para o tratamento oferecido no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR).
“O objetivo é certificar se há casos dessas doenças patológicas nos presos e evitar outras doenças oportunistas, que acometem soropositivos por estarem com a imunidade baixa,” explicou o coordenador de saúde. Ainda segundo ele, esta ação em parceria com a direção da unidade e equipe de saúde do município de São Cristovão, deverá ser realizada quinzenalmente atendendo 30 internos, e deste modo, alcançando o objetivo da coordenação, bem como da Secretaria de Estado da Justiça, de oferecer o direito a cidadania e a saúde.
