Tomou posse, nesta tarde, o novo Conselho Gestor da Unidade de Saúde Noracy Pedrosa, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro do Jacintinho. O Conselho possui função deliberativa e integra a comunidade com os gestores da saúde municipal.
Segundo a secretária adjunta da SMS, Rita Leone, o Conselho é um espaço de conquista e cidadania, onde todos avaliam, acompanham e auxiliam na direção da unidade, por isso é fundamental o seu funcionamento. “Quem melhor que os usuários para avaliar os serviços da unidade? Eles são os protagonistas disso tudo”, declarou Leone.
O que mais chamou a atenção da assistente social, Audijane Peixoto foi a grande participação dos usuários. “Diferentemente dos outros anos, onde os familiares eram os que mais se interessavam pelo Conselho, este ano os nossos usuários se mostraram bastante motivados com isso”, afirmou.
Segundo ela, essa participação efetiva dos usuários se deve aos trabalhos que a unidade de saúde vem realizando como a formação de grupos de cidadania, onde se discutem assuntos referentes à própria unidade.
Tomaram posse os conselheiros representantes titulares do governo: Luciano Lopes Furtado e Claudia Cristina Nicácio; os suplentes: Sidney José Arruda Pimentel e Luciana Marques da Silva. Os trabalhadores titulares: Wilma Moraes Amaral e Alice Maria da Rocha Nogueira; os suplentes: Erenaldo Alcides Gomes e Íris Wagner Rocha de Oliveira. Os usuários titulares: José Anísio Lopes, Fabiana Cristina da Silva Souza, Nadja Nobre da Silva e Benedito João dos Santos; os suplentes: Nelson Pereira dos S. Júnior, José Flávio dos Santos, Maria Liege de Santana, Marinete de Lima da Silva.
Formado por 16 representantes, sendo que em sua composição 50% será de usuários e os outros 50% por representantes da gestão pública e trabalhadores da saúde, o Conselho tem como objetivo incentivar a participação e integração entre os três segmentos representativos, auxiliando e fiscalizando os serviços prestados nas unidades de saúde.
A Unidade de Saúde Noracy Pedrosa atende aos portadores de transtornos mentais e possui Conselho Gestor desde 2004.