×

Alagoas

Unidade Móvel do Hemoal promove coleta sangue em Arapiraca nesta quinta, 21

A ação itinerante ocorrerá das 8h às 16h, é voltada à comunidade escolar e aberta ao público em geral (Foto: Sesau)

A ação itinerante ocorrerá das 8h às 16h, é voltada à comunidade escolar e aberta ao público em geral (Foto: Sesau)

A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará, nesta quinta-feira (21), coletando sangue na Escola Estadual Quintella Cavalcante, situada na avenida Ventura de Farias, no bairro Eldorado, em Arapiraca. A ação itinerante, que ocorrerá das 8h às 16h, é voltada à comunidade escolar, bem como, à população em geral.

Por meio desta iniciativa do Programa Hemoal no Seu Município, o hemocentro alagoano facilita o acesso aos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue. Paralelamente, o órgão contribui para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes, visando atender as maternidades e hospitais do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

“Semanalmente percorremos vários pontos do Estado e os bairros de Arapiraca para captar doadores voluntários de sangue. É uma estratégia para assegurarmos que haja sangue em quantidade suficiente para atender a demanda de transfusões na II Macrorregião de Saúde”, frisou o assistente social do Hemoal Arapiraca, Danilo Lima.

Critérios para doar

Para doar sangue é necessário seguir, no entanto, os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de boa saúde, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade e peso mínimo de 50 quilos. As mulheres podem doar sangue, com exceção se estiverem grávidas ou amamentando.

É necessário, ainda, comparecer ao posto de coleta portando um documento de identificação oficial, original e com foto. Caso seja menor de idade, deve estar acompanhado de um responsável legal, que também deverá estar portando o respectivo documento.

O candidato à doação de sangue também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis, além de hepatite, após os 11 anos de idade. A doação de sangue é vetada por 12 meses no caso de o voluntário ter colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação.

 

 

 

Fonte: Sesau