A Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió (Semas), por meio da Unidade Móvel de Ação Itinerante do Programa Bolsa Família, vem realizando uma ação denominada “Força Tarefa” nos diversos bairros da capital. A iniciativa tem por objetivo facilitar o acesso das comunidades carentes aos programas sociais, por meio da Unidade Móvel Itinerante, que leva os serviços do Cadastro Único (Cadúnico), atualizando e realizando novos cadastros.
Nos dias 22 e 23 deste mês, a unidade móvel esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso, localizado no Benedito Bentes. Ao todo, 17 entrevistadores atenderam 200 pessoas por dia. Hoje, a unidade móvel atenderá os moradores de Bebedouro, em frente ao Cras do bairro.
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), a meta de famílias para serem cadastradas em Maceió é de 95 mil. Atualmente, existem 85 mil famílias beneficiadas pelo programa no município. O MDS atualiza o cadastro do programa Bolsa Família a cada dois anos. A Semas já atualizou mais de 10 mil famílias que estavam com o cadastro desatualizado.
MUDANÇAS
As novas medidas no programa Bolsa Família vão garantir um aumento no número de filhos beneficiados, passando de três para cinco filhos, o que implica uma renda maior, podendo chegar ao valor máximo de R$ 303. As famílias que tiveram um aumento no número de filhos serão inseridas automaticamente na base de dados do Cadúnico.
Outra medida tomada pelo MDS é a participação da gestante no programa Bolsa Família, ou seja, a mulher grávida poderá receber o benefício do programa se tiver um acompanhamento da saúde, com o pré-natal atualizado, que é um dos requisitos para receber a ajuda.
