×

Sergipe

Unidade móvel atende servidores da SES no Dia Internacional de Saúde do Homem

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da coordenadoria Estadual de Saúde do Homem, promoveu, nesta segunda-feira, 19, a realização dos testes rápidos IST/Aids, Sífilis e Hepatites, para servidores e visitantes, em alusão ao Dia Internacional de Saúde do Homem. A Unidade Móvel de Saúde do Homem que é equipada com dois consultórios, uma sala para coleta laboratorial, uma sala para acolhimento e um banheiro, está no estacionamento do Centro Administrativo Senador Gilvan Rocha.

“A saúde sexual é um dos eixos da política da saúde do homem. Acredita-se que, seguindo o que preconiza a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem e para que eles pessoas possam se cuidar é preciso que estejam motivados e informados. Sabe-se que, para alcançar uma melhoria da qualidade de vida é preciso pensar ou repensar sobre seu estilo de vida atual e assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o bem-estar e adotem uma cultura de prevenção diante das diferentes situações da vida exercitando o autocuidado”, comenta o coordenador Estadual de Saúde do Homem, Demétrio Sérgio Reis.

O objetivo da Unidade Móvel Saúde do Homem é favorecer a desmistificação da masculinidade hegemônica no campo da saúde, que contribui para uma baixa percepção de risco e invulnerabilidade dos homens frente aos agravos, situações e comportamentos de riscos vivenciados no seu cotidiano. “A gente vê, claramente, que os homens levam até o limiar da dor ou, em algumas situações, até o risco de morrer para buscar ajuda de um profissional de saúde e esse pensamento é uma construção social, daí a importância do novembro azul para a conscientização de gestores e profissionais de saúde e da população em geral. Acredito que a maior ação da política da saúde do homem diz respeito a questões pedagógicas, de ensinar, de informar e de orientar”, informa o coordenador.

O servidor da SES, Givaldo de Jesus Góes, diz: “É ótimo estar prevenido sempre e saber o que passa na nossa vida no dia a dia. Faço check-up todo ano de tudo, vários tipos de exame. É muito importante esse trabalho que fazem na carreta e, se expandir lá pra fora, vai ajudar muita gente que precisa e que não pode sair do local para fazer. Incentiva bastante”.

Para o garçom Quenásio Bispo de Santana, o serviço é muito bom. “Para a gente que é servidor é ótimo, uma bela de uma oportunidade. Que não fique só aqui, muita gente precisa, apesar de não procurar, de não se informar. É uma boa oportunidade para se conhecer melhor. Chegando até a casa do pessoal fica muito bacana”, conclui.