Autoridades de toda a região prestigiaram o evento inaugural do centro capaz de atender 3 mil alunos anualmente
Última sexta-feira de novembro, uma data bem significativa para Penedo. Com a entrega oficial para toda a população da Unidade Integrada Sesi-Senai Penedo Industrial Carlos Lyra Neto, o município conclui um importante ciclo educacional, ainda não alcançado por várias cidades alagoanas.
Penedo agora possui pela ordem cronológica: curso técnico (Instituto Federal de Alagoas-Ifal); ensino superior (Universidade Federal de Alagoas Campus Penedo-Ufal) e agora, ensino profissionalizante (Sesi-Senai com as modalidades aprendizagem industrial, qualificação profissional e cursos de habilitação técnica).
O moderno centro já em funcionamento desde o início do mês foi inaugurado oficialmente na presença de autoridades de toda a região. Abrindo a solenidade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), José Carlos Lyra Andrade, destacou a importância para o crescimento da região com o empreendimento educacional.
“Foram 15 meses de construção para chegarmos até este importante momento. Acredito na educação, no papel transformador. O futuro de uma nação pousa na educação. Neste centro, formaremos jovens em todas as áreas. Vamos atender a demanda dos jovens do Baixo São Francisco alagoano e sergipano. Alagoas é um estado rico, com potencialidades. E como homem e empresário, acredito no nosso crescimento”, frisou José Carlos Lyra.
Representando o homenageado, o industrial Carlos Lyra Neto, fundador do grupo de mesmo nome e proprietário da Usina Caeté S/A – Unidade Marituba, a filha do empresário e diretora do grupo, Elizabete Lyra Farias, agradeceu o momento.
“Como educadora estou muito feliz com esta obra. Fico muito entusiasmada quando vejo iniciativas que buscam contribuir com a educação dos nossos jovens. O trabalho educacional é árduo, mas compensador, empolgante. Neste momento importante para Penedo e toda a região, aproveito para agradecer o momento em homenagear meu pai, um entusiasta da educação e amante deste estado que escolheu para morar e fundar o seu grupo. Obrigado pelo respeito e parabéns por este feito que muito vai contribuir com o desenvolvimento da região e com a capacitação, qualificação dos nossos jovens”, pontuou a diretora do Grupo Carlos Lyra.
Com uma missão muito importante, delegada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), também presente, encerrou os discursos contando como chegou ao nome do homenageado.
“Diante da grandiosidade da obra, ainda em fase final de conclusão, José Carlos passou para mim uma missão bem difícil. Porém, indiscutivelmente importante, escolher o nome para homenagear a Unidade Integrada, uma personalidade a altura do projeto. De início pensei muito, e cheguei ao nome, que além de contribuir muito com desenvolvimento econômico da região, também foi uma das pessoas que ajudou na vinda do Ifal para Penedo. Chegamos ao nome do industrial Carlos Lyra Neto. Ele foi quem contribuiu com a vinda do Instituto, ao doar a área que hoje funciona na saída da cidade o Instituto Federal de Alagoas Campus Penedo. Então, nada mais justo que homenagear uma das pessoas que contribuíram para o início da formação educacional e profissionalizante dos jovens da região”, explicou.
Prefeito pela segunda vez de Penedo, com mandatos intercalados, neste intervalo, Marcius Beltrão também exerceu o mandato de gestor, agora na área educacional e concluiu: “A educação e a única forma de transformar o mundo. Sou entusiasta, para vocês que ainda não sabem, fui secretário de educação do município de Porto Seguro/BA. E com este momento, Penedo fecha um importante ciclo educacional com as três modalidades de ensino, profissionalizante, técnico e superior. Parabéns aos envolvidos. Nós agradecemos pela escolha da cidade para sediar um dos mais modernos centros educacionais e profissionalizante do interior do estado”.
Estrutura da Unidade Integrada
– Aprendizagem industrial (até um ano) para atender às indústrias no cumprimento de suas cotas para contratação de jovens aprendizes de 14 a 24 anos;
– Qualificação profissional (com duração de até 02 meses) para formação de jovens e adultos;
– Cursos de habilitação técnica (nível médio) (com duração de 01 ano e meio, ou até 1300 horas/aulas) nas áreas de Edificações, Segurança do Trabalho, Administração, Logística, Informática e Eletromecânica. Esses para o módulo Senai.
Sesi
Sala de aula: 10; laboratório de informática: 02; laboratório de química: 01; sala de xerox (reprografia): 01; recepção: 01; secretaria: 02; sala de reunião: 01; diretoria: 01; sala dos professores: 01; supervisor: 01; coordenação educacional: 01; sala de arquivo: 01 + sala de livros: 01 e banheiro: 04. Educação básica, com previsão de início em 2016.
Senai
Biblioteca (nit) núcleo de informação tecnológica: 01; almoxarifado: 01; lavatório de logística: 01; lab. segurança: 01; lab. biologia: 01; mecânica de automóveis: 01; mecânica de manutenção: 01; solda/caldeiraria: 01; mecânica: 01; construção civil: 01; bloco de apoio; refeitório: 01; vestiário: 02; depósito: 01; cozinha: 01; refeitório funcionário: 01; área de serviço: 01; depósito de materiais de limpeza: 01; banheiro: 02; ginásio: 01; vestiário: 02; sala de equipamentos: 01; sala dos professores: 01 e manutenção: 01. A praça de alimentação, mediante concorrência licitatória ficou a empresária Rosana Brandão.
Informações
Basta ir até o centro que fica localizado na Avenida Wanderley, bairro de Santa Luzia, ou entrar em contato pelo número: (82) 3551-2208.
