×

Meio Ambiente

Unidade Demonstrativa de Cacimbinhas foi inaugurada nesta quinta-feira, 28

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) inaugurou, nesta quinta-feira (28), Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce (UD) da Comunidade Timbaúba, em Cacimbinhas. A unidade proverá água potável para mais de 300 famílias do povoado.

A coordenadora estadual do programa, Amanda Lima, ressaltou a importância do momento. “É uma alegria muito grande ver a comunidade tendo acesso à água e melhorando sua qualidade de vida”, expôs a técnica, que desde 2011 vem capacitando a população para a manutenção independente da unidade.

Segundo ela, 25 pessoas foram capacitadas para o peixamento e para a verificação da qualidade da água dos tanques. Outras oito estão aptas a gerir o dessalinizador, tornando a comunidade independente.

“Quando falamos que o projeto é inteiramente sustentável, não é somente em termos ambientais. A unidade torna-se economicamente independente, pois a venda da tilápia cobre os custos com manutenção do maquinário e a compra dos materiais necessários”, esclareceu técnica da coordenação nacional do Programa Água Doce, Solange Amarilis Santos.

Já a técnica Ministério do Meio Ambiente (MMA) Renato Saraiva ressaltou a relevância da metodologia adotada pela iniciativa. “O sistema de dessalinização já era utilizado em larga escala em Alagoas, mas a água salobra era descartada no meio, causando danos ambientais. O programa Água Para Todos adaptou uma ideia já desenvolvida pela Embrapa Semiárido e passou a implantar essas Unidades Demonstrativas nas regiões que apresentem condições favoráveis”.

O investimento necessário para a implantação de uma UD é de R$117 mil e a verba é dividida entre escavação dos tanques, capacitação da população, construção de abrigos e compra do dessalinizador. A manutenção tem baixo custo, mas o lucro para a comunidade é estimado em mais de R$ 5 mil por ano.

O secretário Ivã Vilela ressaltou a importância do projeto como uma ação independente das realizadas pelo Governo do Estado para aplacar os efeitos da seca. “O Água Doce é uma ação que, com a devida manutenção, acaba com a dependência que a comunidade tem dos carros-pipa”, disse.

De acordo com ele, a Semarh já garantiu a verba, em parceria com o MMA, para mais 101 sistemas de dessalinização serem implantados em Alagoas. Alguns deles podem ser tornar Unidades Demonstrativas do programa Água Doce. “Depende muito da vazão do poço, do tipo de solo e do apoio da prefeitura local”, expôs a coordenadora estadual do programa, Amanda Lima.

Também participaram da inauguração o presidente da Associação dos Moradores de Timbaúba, Paulo Pinto; o coordenador nacional do Água Doce, Renato Saraiva Ferreira, e o prefeito de Cacimbinhas, Roberto Wanderley.