Unidade móvel vai substituir hospital enviado pelo Corpo de Bombeiros do RJ
Um dos municípios mais atingidos pela enchente em Alagoas, Santana do Mundaú ganha um reforço no atendimento médico à população. Uma unidade móvel de saúde substitui o hospital de campanha que concentrava o serviço na cidade arrasada pela catástrofe. O novo ambulatório possui quase 90 m² de área e contará com recepção, dois consultórios, laboratório e posto de enfermagem.
Até a completa instalação da unidade móvel, iniciada nesta terça-feira, 06, o hospital de campanha enviado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro continuará funcionando. “Nossa missão aqui em Alagoas foi garantir o serviço de urgência e emergência, prestando um atendimento pré-hospitalar fixo baseado na estabilização de enfermos graves”, informou o major Edson Gonçalves, coordenador médico do hospital instalado há 13 dias.
Até o início desta semana, 1.225 atendimentos foram realizados no hospital de campanha, com 26 transferências para outras unidades hospitalares, principalmente de Maceió. “O baixo número de remoções significa que o hospital de campanha possui uma resolutividade de 98% e demonstra também que a maioria dos casos é de baixa complexidade, como diarréias, lesões de pele, hipertensão e doenças infecciosas das vias aéreas”, explicou o coordenador médico do hospital de campanha.
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Vanilo Soares, o pessoal do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro vai treinar os profissionais do Estado e do município. A nova equipe contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e serviços gerais, além de um base do Laboratório Central (Lacen).
