×

Alagoas

Unidade de saúde substitui hospital de campanha

Unidade móvel vai substituir hospital enviado pelo Corpo de Bombeiros do RJ

Um dos municípios mais atingidos pela enchente em Alagoas, Santana do Mundaú ganha um reforço no atendimento médico à população. Uma unidade móvel de saúde substitui o hospital de campanha que concentrava o serviço na cidade arrasada pela catástrofe. O novo ambulatório possui quase 90 m² de área e contará com recepção, dois consultórios, laboratório e posto de enfermagem.

Até a completa instalação da unidade móvel, iniciada nesta terça-feira, 06, o hospital de campanha enviado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro continuará funcionando. “Nossa missão aqui em Alagoas foi garantir o serviço de urgência e emergência, prestando um atendimento pré-hospitalar fixo baseado na estabilização de enfermos graves”, informou o major Edson Gonçalves, coordenador médico do hospital instalado há 13 dias.

Até o início desta semana, 1.225 atendimentos foram realizados no hospital de campanha, com 26 transferências para outras unidades hospitalares, principalmente de Maceió. “O baixo número de remoções significa que o hospital de campanha possui uma resolutividade de 98% e demonstra também que a maioria dos casos é de baixa complexidade, como diarréias, lesões de pele, hipertensão e doenças infecciosas das vias aéreas”, explicou o coordenador médico do hospital de campanha.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Vanilo Soares, o pessoal do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro vai treinar os profissionais do Estado e do município. A nova equipe contará com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e serviços gerais, além de um base do Laboratório Central (Lacen).