×

Maceió

Unidade de saúde da capital promove mutirão oftalmológico

A Unidade de Saúde da Família (USF) Vereador Sérgio Quintela, localizada no Conjunto Santa Lúcia, no Tabuleiro do Martins, realizou nesta sexta-feira (4), a 2ª edição do Mutirão de Exames Oftalmológicos, para pacientes cadastrados no Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia). A iniciativa, que teve sua primeira edição em janeiro deste ano, é uma parceria entre a direção do posto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Hospital Hoftalmo.

De acordo com a diretora administrativa da unidade, Rafaela Voss, o projeto surgiu da necessidade de desafogar a demanda de pacientes que procuravam o atendimento do clínico geral. “Observamos que os pacientes que tinham hipertensão e diabetes eram os mais propensos a apresentar problemas oftalmológicos e a procura pelo clínico geral era grande. Com a ação, além de tornarmos mais rápido o diagnóstico dessas pessoas, conseguimos também otimizar o trabalho da unidade de saúde”, disse ela.

4O mutirão prioriza pacientes cadastrados no Hiperdia. Esses apresentam idade acima de 40 anos, faixa etária com maior incidência de glaucoma, catarata e pterígio, doenças que figuram os primeiros lugares nos diagnósticos. Devido à grande aceitação do projeto por parte da comunidade, os gestores envolvidos resolveram continuar com a ação, que ocorre a cada dois meses e beneficia mais de 100 pessoas durante a realização.

Essa segunda edição contou ainda com uma novidade: além do atendimento dos pacientes cadastrados no Programa, foram atendidos também os de demanda espontânea. Os pacientes foram submetidos a uma triagem, com análise dos casos que precisam de cirurgia e aqueles que podem ser solucionados com medicamentos e acompanhamento médico.

A equipe de trabalho na unidade de saúde conta com auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos, assistentes sociais e psicólogos. Estes últimos realizam o acompanhamento psicológico de pacientes que precisam de cirurgia, na maioria idosos, dando suporte e oferecendo orientações sobre o processo, desde o diagnóstico até o pré-operatório. Os diagnósticos e encaminhamentos são entregues na hora.

Principais doenças diagnosticadas

O Pterígio é uma membrana fibro-vascular que surge sobre a córnea, popularmente conhecida como “carne no olho”. Embora a lesão não seja infecciosa, pode afetar a visão. Como manifestação clínica, o pterígio, além de dificultar a visão, apresenta sensação de areia nos olhos, fotofobia e lacrimejamento. O tratamento da ardência e hiperemia ocular deve ser feito utilizando colírios adequados. Porém, estes não apresentam a capacidade de fazer o pterígio regredir, sendo que o único tratamento comprovadamente eficaz é a remoção cirúrgica.

Já a Catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Ela pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, uso de medicamentos e diabetes mellitus. A catarata apresenta-se como embaçamento visual progressivo e pode levar a cegueira ou visão subnormal.

O Glaucoma é uma designação genérica para um grupo de doenças distintas que envolvem pressão intraocular associada a neuropatia óptica. O Glaucoma pode ou não ter sintomas distintos, mas uma complicação quase inevitável é a perda visual, que atinge primeiro a visão periférica. Se a doença não for tratada, o campo visual se estreita cada vez mais, obscurecendo a visão central e finalmente progredindo para a cegueira do olho afetado. A perda visual causada pelo glaucoma é irreversível, mas pode ser prevenida ou atrasada por tratamento. Um oftalmologista deve ser consultado pelas pessoas com risco de desenvolver glaucoma, especialmente os idosos e diabéticos.