Com o objetivo de ampliar o atendimento de urgência na Região do Agreste de Alagoas, o governo estadual inaugurou, na segunda-feira (7), mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), desta vez no município de Palmeira dos Índios. A nova unidade, construída em parceria entre os governos federal e estadual, possui capacidade para a realizar até oito mil atendimentos por mês.
Ao todo, foram investidos R$ 3,1 milhões na estrutura física e compra de equipamentos. Os recursos foram provenientes do Ministério da Saúde (MS) e contrapartida do Estado. A unidade, que vai disponibilizar atendimento intermediário entre a Atenção Básica e a hospitalar, funcionará todos os dias da semana, durante 24 horas, com uma equipe multiprofissional.
Presente à inauguração, o governador Teotonio Vilela Filho ressaltou a importância da unidade para a população de Palmeira dos Índios e cidades vizinhas. “O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Com o funcionamento 24 horas por dia, vamos ajudar a desafogar a Unidade de Emergência e o Hospital Geral do Estado (HGE)”, destacou.
Ainda de acordo com o governador, a saúde vem sendo priorizada com uma série de ações, como as UPAs, a criação de leitos e a realização dos mutirões.
Durante a inauguração, Teotonio reforçou o compromisso e o esforço da administração estadual em garantir um atendimento de qualidade para todos os habitantes da região.
Serviço humanizado
A superintendente estadual de Atenção à Saúde, Aparecida Auto, representando o secretário estadual de saúde, Jorge Villas Bôas, lembrou a importância de parceria entre as três esferas de governo. Isso porque, a integração entre os três poderes é importante para garantir uma assistência digna para os alagoanos.
“Com a UPA, os usuários do SUS de Palmeira dos Índios passam a contar com um serviço qualificado e humanizado de urgência. A unidade também representa uma estratégia para diminuir a demanda de atendimentos em grandes unidades de referência como a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, e o Hospital Geral do Estado, em Maceió”, destacou Aparecida.
Compromisso social
E além do atendimento prestado à população, a UPA também oferece um exemplo de compromisso social e cidadania, adotando uma política de contratação de funcionários com deficiência física. Um dos contratados foi Edson Duarte, que vai trabalhar na recepção da UPA. “Estou muito feliz em contribuir com a assistência à saúde em minha cidade”.
Com a UPA de Palmeira dos Índios, Alagoas passa a contar com quatro Unidades de Pronto Atendimento em pleno funcionamento. O local conta com leitos de observação, laboratório para diagnóstico e equipamento de Raios-X e eletrocardiograma. Também serão beneficiadas as cidades de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D'Arca.
