×

Penedo

Unidade de Emergência de Penedo funciona de forma precária, diz funcionária

Prédio da U.E. será desativado quando a UPA for instalada na cidade

Uma funcionária que trabalha na Unidade de Emergência Antônio de Jesus em Penedo procurou a redação do portal de notícias aquiacontece.com.br para relatar alguns problemas encontrados no prédio que deve ser desativado assim que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estiver em pleno funcionamento na cidade ribeirinha.

De acordo com a funcionária, que temendo represálias pediu para não ser identificada, o prédio da Unidade de Emergência de Penedo encontra-se em uma situação bastante precária onde faltam coisas essenciais para o seu bom funcionamento, como por exemplo, lençóis para os leitos e copos para os pacientes e funcionários beberem água.

“É uma situação lamentável. Não entendo como uma unidade de emergência pode funcionar dessa forma. Aqui não tem nada. Para se ter uma ideia, o banco que os funcionários sentam lá na recepção para o preenchimento das fichas dos pacientes foi feito a pedido de um dos trabalhadores porque o daqui quebrou e nunca mandaram consertar”, declarou.

A funcionária declarou ainda que falta também papel higiênico nos banheiros da U.E. “O papel higiênico a gente tem que trazer de casa para nossas necessidades pessoais porque aqui não tem. O mesmo acontece com os copos descartáveis onde os funcionários e os pacientes estão tendo que beber água em copos de cafezinho. Tá tudo errado”, denunciou a funcionária.

Questionada sobre a UPA de Penedo, a funcionária foi enfática e deixou transparecer que não acredita em seu funcionamento. Para ela, enquanto não houver uma fiscalização na gestão interna da Unidade de Emergência, as coisas não sairão do papel, causando transtornos tanto para os pacientes quanto para os funcionários.

“As vezes nós somos mal tratadas por algumas pessoas que chegam por aqui e não sabem que infelizmente não podemos dar o tratamento que elas merecem pela falta de compromisso com a Unidade de Emergência. Não acredito que a UPA vá funcionar desse jeito”, complementou a funcionária.

A entrevistada finalizou a conversa com nossa redação dizendo que a Secretaria de Saúde do município já foi informada sobre os problemas encontrados na Unidade de Emergência de Penedo, mas nenhuma atitude até o momento foi tomada.

As denuncias já foram comprovadas por vereadores penedenses em outras ocasiões. Em dezembro do ano passado, o vereador Marival Oliveira (PMDB) reconheceu a deficiência do prédio ao declarar que “a parte física e estrutural da Unidade de Emergência de Penedo “não presta”. O assuntou foi levado a tribuna da Câmara de Vereadores do município, onde requerimentos foram feitos e enviado ao chefe do executivo municipal para que a questão da saúde fosse tratada como mais responsabilidade na cidade dos sobrados.