A Diretoria de Vigilância Epidemiológica e a área técnica de DST/ AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), implantaram nesta quarta-feira (22), na Unidade Básica de Saúde da Família Vila Maria, em Palmeira dos Índios, o teste rápido de HIV, que será a primeira unidade básica a realizar esse tipo de procedimento.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, a ação da Sesau faz parte do trabalho de descentralização do serviço, que será implantado nas 13 microrregiões de saúde. Para isso, já foram capacitados os profissionais para executar o teste rápido, que tem duas etapas importantes: o aconselhamento ao paciente e seguida à realização do teste.
“Palmeira já sinaliza a implantação de mais quatro novas unidades básicas que irão oferecer o serviço na área urbana. Já a população rural os profissionais irão fazer o atendimento em domicilio, devido à baixa procura na unidade dos pacientes”, disse Cleide Moreira.
Segundo ela, a ação pretende descentralizar a testagem que tem por finalidade identificar pessoas infectadas pelo vírus da Aids, além de conhecer a real situação da doença considerada hoje no Brasil, uma epidemia silenciosa.
“O procedimento é simples e seguro para o diagnóstico. O resultado sai em 15 minutos. Os pacientes que forem positivos serão encaminhados para as unidades de referência que são: Hospital Escola Hélvio Auto, PAM Salgadinho e Hospital Universitário, onde farão a carga viral e o cd4 para saber a situação viral em relação à imunidade”, ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Fátima Rodrigues.
A secretária municipal de Saúde, Alexandra Ludugero, ressaltou que a iniciativa representa um avanço para unidade de saúde e para população, pois será a primeira unidade do interior a realizar o teste rápido de HIV. “Estamos visando o diagnóstico precoce para assim iniciar o tratamento imediato”, disse a secretária.
Ainda de acordo com ela, o Estado se dispôs a aumentar a cota de preservativos, reforçando assim à conscientização da população para prevenção à Aids.
Segundo a enfermeira da unidade, Karla Paes, o teste rápido é feito com uma pipeta (espécie de agulha) onde se fura o dedo do paciente. “São duas fases a primeira é a bio-manguinhos e a segunda fase é o rapid check, só faz a segunda fase se o resultado da primeira for positivo”, explicou a enfermeira.
Karla Paes informou que o exame será realizado uma vez por semana no horário da manhã e contará com uma equipe multidisciplinar capacitada formada por médico, enfermeira, psicólogo e assistente social.
O serviço será destinado a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). E nos próximos trinta dias, o serviço será ampliado para mais três mais três unidades básicas de saúde.
Além de Palmeira dos Índios, a Sesau também irá implantar o serviço nos municípios de União dos Palmares, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maragogi, Porto Calvo, Matriz do Camaragibe, Penedo, Coruripe, Pão de Açúcar, Flexeiras, Santana do Ipanema e São Miguel, todos implantados em Unidade Básica de Saúde.