A coordenadora regional do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em Recife, Jane Santos, desmentiu as informações divulgadas por um portal de notícias alagoano nesta quinta-feira (22), que atribuem ao Fundo a futura realização de um “diagnóstico das unidades de internação de Alagoas”. Jane, que veio ao estado participar de uma capacitação para municípios, esclarece que não é papel do Unicef realizar diagnósticos ou implantar medidas: “Não é nosso papel fazer pesquisas ou diagnósticos, nem temos elementos para avaliar o sistema socioeducativo dos estados. Nosso trabalho é de parceria, para dar apoio ao trabalho dos estados”, afirmou à Agência Alagoas.
Jane Santos negou as informações divulgadas pelo portal e destacou que o Unicef é parceiro do Governo do Estado. “Temos uma parceria com o governo federal que dinamiza a relação com estados e municípios e permite que a gente traga grandes especialistas para enriquecer as discussões locais”, afirmou. “Essa parceria vem se consolidando cada vez mais”.
A coordenadora esclarece que – em uma ação regional que envolve os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba – um grupo de especialistas está sendo contratado para dialogar com os governos e identificar que tipo de apoio eles querem receber do Unicef. “A partir das necessidades que os Estados vão apontar, nós poderemos dar ainda mais suporte às ações locais. Em nenhum momento faremos pesquisas ou diagnósticos”, finalizou.
