×

Alagoas

Unicef escolhe Arapiraca para receber comitiva do Nepal

Por conta do resultado positivo da visita, em agosto do ano passado, do conselheiro sênior do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e chefe da Área de Inovação, o americano Christopher Fabian, a cidade de Arapiraca foi escolhida dessa vez para receber uma comitiva do governo do Nepal, país localizado no Continente Asiático.

Em agosto do ano passado, a prefeita Célia Rocha, a secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, e a coordenadora do Programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), Gineide Castro, juntamente com outros secretários de governo, tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

A nova missão está prevista para o período de 3 a 9 deste mês de abril, no Brasil, sendo a sexta-feira, dia 8 de abril, reservada para a cidade de Arapiraca.

A missão visa promover o apoio político e fortalecimento das instituições públicas e agências governamentais do Nepal, através do entendimento de como estabelecer um sistema de investimento social vigoroso e de descentralização fiscal, além de partilhar conhecimentos com instituições brasileiras e com cidades amigáveis ​​para a criança, com o apoio e facilitação do Unicef e outros parceiros.

Dentre os interesses do Governo do Nepal estão as especificidades de transferências condicionais de recursos financeiros, a exemplo do Bolsa Família: processos de tomada de decisão e mecanismos de governança em nível central e local, gestão do sistema de banco de dados que permitem a segmentação eficaz de beneficiários, o monitoramento e avaliação, bem como as ferramentas de tecnologia utilizados para as transferências financeiras aos beneficiários (sistema bancário).

O Unicef Nepal/Escritório Nacional também pretende compreender: o contexto econômico e político que levou ao desenvolvimento de políticas sociais progressistas brasileiras, incluindo a experiência de Arapiraca, entre outras iniciativas em nosso país.

Em relação à esfera municipal, o objetivo também é compreender os mecanismos de receitas e tributação, além dos sistemas de coleta, análise e gerenciamento de dados específicos relacionadas a crianças e adolescentes, principalmente daqueles que vivem em situação de pobreza.

Ainda neste sentido, a estratégia Cidades Saudáveis para a Criança é definida como fundamental, já que coloca a infância no centro da agenda do desenvolvimento, com a promoção dos seus direitos através da boa governança local.

Proposta Cidades Irmãs – Existe a possibilidade, se for interesse das partes, em estabelecer um vínculo de cidades-irmãs entre a cidade de Sunwal, que vem desenvolvendo um trabalho exemplar no País, com Arapiraca ou Maceió.

Para a coordenadora do Escritório do Unicef para os estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba, Jane de Fátima Andrade Santos, diante do significado da missão, a indicação por Arapiraca foi natural e justa.

“Nossa parceria é consistente, especialmente em relação ao Selo Unicef e suas ações estratégicas”, salientou a coordenadora regional do Unicef, destacando o apoio da gestão da prefeita Célia Rocha como gestora extremamente entusiasmada, competente e comprometida em influenciar e operar políticas públicas inclusivas e inovadoras para a promoção dos direitos de cada família arapiraquense.