×

Meio Ambiente

União, Estado e municípios retomam trabalhos ambientais em Alagoas

Reunião definiu que no próximo encontro, grupos de trabalho deverão apresentar seus cronogramas de ações

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) sediou, nesta quarta-feira (2), a primeira reunião da Comissão Estadual Técnica Tripartite de Alagoas, com o intuito de retomar os trabalhos dos grupos técnicos formados para garantir a execução das políticas ambientais no Estado. Coordenadores dos grupos técnicos institucionais apresentaram as principais ações em andamento.

Dentre os projetos desenvolvidos, foram destacados a Implementação dos Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos, que visam a construção dos aterros sanitários nos municípios alagoanos; o Projeto de Arborização Urbana em Maceió, que traz a proposta do plantio de 1 milhão de árvores e o Projeto Orla, para o gerenciamento costeiro de nove municípios litorâneos do Estado.

Também foram discutidos projetos que ainda estão em fase de elaboração, como a Criação do Fundo Estadual Ambiental e o Projeto de Combate à Desertificação. A comissão é formada por representantes dos governos federal, estadual e municipal e busca garantir maior interação na discussão de ações ambientais em todo o Brasil. O secretário Ivâ Vilela é o coordenador estadual da comissão.

A comissão estadual é dividida atualmente em oito grupos técnicos: Programa de Capacitação dos Gestores Ambientais e Conselheiros do Sistema Nacional do Meio Ambiente; Apoio Florestal e Controle de Desmatamento; Gerenciamento Costeiro; Apoio a Resíduos Sólidos e Consórcio; Apoio a Desertificação; Licenciamento Ambiental; Mudanças Climáticas; e Fundos de Meio Ambiente.

Durante a reunião, o secretário Ivã Vilela destacou que é de fundamental importância que a comissão estadual defina, através de seus coordenadores, um calendário de atividades para o ano de 2011. Ficou definido que na próxima reunião, ainda sem data marcada, os grupos técnicos precisam apresentar seus cronogramas de ações.