
O município de União dos Palmares receberá nesta terça-feira, 20, às 09 horas, a visita oficial do descendente da Família Real acompanhado de sua comitiva, o príncipe Dom João de Orleans e Bragança, tataraneto do Imperador Dom Pedro I e bisneto da princesa Isabel responsável pela assinatura da Lei Áurea que marcou dentro da nossa história o fim da escravidão no Brasil. Dom João de Orleans veio a Alagoas no intuito de conhecer o roteiro “Caminhos do Imperador em Alagoas”, reservando dentro da sua programação este dia para conhecer o município de União dos Palmares, considerado o “Berço da Liberdade” no País.
Dom João de Orleans e Bragança será recebido oficialmente em União dos Palmares, pelo prefeito Areski Freitas, o Kil e a secretária de Turismo, Isabel Maia Gomes além de autoridades locais. “É um momento de grande importância para o município, valorizando seu potencial turístico e voltando a atenção não somente do Estado, mas de todo o Brasil, além da atenção do príncipe que vem visitar nossa querida terra”, disse a secretária de Turismo, Isabel Maia.
“Estamos muito felizes com esta oportunidade. Receber uma autoridade em nosso município é uma oportunidade única de mostrarmos nossa cultura, nossa história e nossas potencialidades. E quando se trata de um expoente como este, descendente de uma família nobre, receberemos sua comitiva com muita alegria e satisfação. União ganha muito com esta oportunidade, pois ele reservou esta data em sua agenda para conhecer nosso parque memorial e nosso povo, pois União dos Palmares, descendente de heróis e guerreiros na luta pela liberdade”, ressaltou o prefeito Kil.
História
Dom João Henrique de Orleans e Bragança, príncipe de Orleans e Bragança (25 de abril de 1954) é o primogênito de D. João Maria de Orleans e Bragança e de Fátima Scherifa Chirine. É popularmente conhecido como Dom Joãozinho. É um descendente direto de Dona Isabel I, filha de Dom Pedro II e neta de Dom Pedro I. D. João Henrique pertence à quinta geração de uma família de origem portuguesa que fincou raízes no Brasil a partir de D. Pedro I. Nos documentos de identidade, seu nome consta como príncipe Dom João Henrique de Orleans e Bragança, atitude que repetiu com seus filhos.