O Agreste de Alagoas terá acesso às informações relativas à produção acadêmica da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) também por meio da Rádio Educativa FM – 106,9 MHz de Arapiraca. A parceria foi debatida em reunião na manhã desta quarta-feira (24), na instituição.
A abertura dessa “janela” que vai tratar dos assuntos ligados à Uneal e também à sociedade local, é um projeto antigo, que nos últimos meses vem sendo preparado pela Assessoria de Comunicação da Uneal, sob a supervisão da Reitoria da instituição e orientação do diretor-geral das rádios Educativas, mantidas pelo Instituto Zumbi dos Palmares, radialista Ricardo Teles.
O reitor da Uneal professor Jairo Campos, expôs o interesse da instituição em divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio da implantação de um programa de rádio, que em princípio será, produzido pela Assessoria de Comunicação institucional, no estúdio da rádio, localizado no prédio da Reitoria, em Arapiraca. “Não vai faltar o que mostrar”, disse Campos.
APOIO E ESTRUTURA
O diretor-geral das rádios Educativas Ricardo Teles garantiu que a Educativa FM dará todo o apoio necessário para que o programa da universidade esteja no ar em breve, inclusive com o acompanhamento de técnicos, cessão e compra de equipamentos para o estúdio, alguns em parceria com a instituição. Os comunicadores da Uneal também passarão por uma oficina, na qual será explicado o método de trabalho e a filosofia da rádio, como forma de adequação e padronização.
No programa, a Uneal apresentará os projetos científicos, de extensão e demais ações educacionais e culturais desenvolvidas no âmbito da instituição e que geram impacto positivo para a sociedade. “Estamos ansiosos para levar mais esse serviço à sociedade alagoana”, disse Jairo Campos.
O coordenador da Ascom Uneal, jornalista Carlos Alberto Júnior, apresentou ao diretor Ricardo Teles o projeto do programa de rádio, elaborado pela Ascom. “Nossa intenção é garantir que tanto a comunidade acadêmica quanto os demais alagoanos estejam informados sobre as ações desenvolvidas, nas diversas áreas, da Uneal”, disse. Em seguida, os jornalistas e o diretor da emissora visitaram os estúdios da Educativa FM.
EXPECTATIVA
Pelo cronograma, o programa, cujo nome ainda será divulgado, deverá entrar na grade de programação da Educativa FM de Arapiraca ainda neste semestre. O projeto será apresentado e produzido pelos jornalistas Clau Soares e Carlos Alberto Júnior, que integram a Ascom da Uneal. “Vivemos dias de ansiedade aqui no setor, também por causa de mais um importante passo que daremos, o qual se tornará uma jornada em favor da comunicação institucional. Temos certeza disso”, concluiu o jornalista.