Recentemente recebi um e-mail onde trazia uma seria critica aos programas de apoio que o governo Lula desenvolveu: “Quer transar o governo te da camisinha. Não quer ter filhos ele te da o anticoncepcional, quer ter filhos temos o bolsa família. Agora experimenta estudar!”.
Grandes são as dificuldades que encontramos na nossa jornada aqui na Uneal. Mas nada se compara ao grande problema da falta de acesso às fontes de conhecimento, mais concretamente aos livros e aos textos que não estão disponíveis nas bibliotecas das universidades.
As pessoas têm que comprar ou ‘xerocar’, o que é caríssimo, o que é complicadíssimo, e esse é um problema estrutural das universidades publicas; que não está sendo resolvido e não se trata como uma prioridade política. Nós temos lugares reservados no campus para abrigar tal conhecimento “mentes inquietas, com desejo de saber. ”Mas como isto pode acontecer se a prioridade dos governantes é manter-nos afastados do conhecimento?
Então estamos aqui pedindo a sociedade que nos apóie nessa nobre tarefa que é arrecadar livros para nossa precária biblioteca, contamos com pouco menos de 800 exemplares e uma das exigências para que o nosso Campus não feche as portas é chegarmos a um total de 8.000 livros. Sabemos que não será fácil, mas somos reconhecidos por nossa persistência, o que de certo nos da força para não desanimar nem desistir.
Recentemente inaugurada, a biblioteca universitária da Uneal campus IV, um dos motivos provável para o possível fechamento do campus IV em São Miguel dos Campos da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas) é acervo precário de livros. Mobilizados acadêmicos, aderem à gincana para arrecadação de livros.
Uma vez que esta instituição oferece a comunidade miguelense, bem como circunvizinhas dois cursos de graduação: LETRAS – Português – Inglês – Espanhol e CIÊNCIAS CONTABEIS, além de aulas preparatórias para o Vestibular _ o cursinho PRÉ-UNEAL e os cursos da Casa de Línguas: INGLÊS E ESPANHOL. Convém ressaltar que todo o ensino aqui oferecido é de qualidade e totalmente gratuito. Os universitários estão sempre envolvidos com projetos que promovem a interação entre a Universidade e Comunidade, uma vez que acreditamos que uma educação de qualidade abrange os diversos aspectos da vida, sejam morais, sociais, profissionais.
Juntos já realizaram: PESQUIZAS, RECITAIS, PEÇAS DE TEATRO, MUSICAIS, VIAGENS CULTURAIS entre outras atividades acadêmicas como o já consolidado ENCONTRO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL-O EPPIEL, programado para o período de 16 a 20 de novembro. Desde já contamos com sua presença nesse evento que reunirá professores, mestres e doutores da educação alagoana.
