×

Alagoas

Uneal inaugura Escritório de Práticas Jurídicas nesta terça-feira

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) inaugura nesta terça-feira (19), às 14h, o Escritório de Práticas Jurídicas do curso de Direito da instituição, na Federação das Associações de Moradores de Arapiraca (Facomar), em Arapiraca. Além de alunos, professores e técnicos da Uneal, autoridades estaduais e municipais também foram convidadas para a solenidade.

Os alunos do curso de Direito realizam o estágio obrigatório com o atendimento a pessoas carentes. São ofertados os serviços de esclarecimento de dúvidas dos usuários e ações judiciais, nos casos necessários. “Os estudantes serão beneficiados com a vivência da prática jurídica, sob a supervisão de seus professores, aprendendo a elaborar petições, fazer conciliações e acompanhamento de audiências, ou seja, se preparando para o mercado de trabalho ainda no curso de Direito”, explica Janaina Barroso, professora da Uneal.

Os trabalhos do Escritório de Práticas Jurídicas da Uneal são direcionados à área cível que engloba as ações de família, como divórcio, alimentos, guarda, tutela; possessórias (usucapião, reintegração de posse, manutenção de posse, interdito proibitório); responsabilidade civil (danos morais e materiais) e demais ações cíveis. “O escritório modelo contribui com a comunidade arapiraquense fornecendo um serviço essencial para as pessoas menos favorecidas”, diz Janaina Barroso.

De acordo com o coordenador do curso de Direito, professor Jádney Aragão, a Uneal e a Facomar firmaram um convênio no qual a fundação está cedendo uma sala, a recepção e também um miniauditório para a realização de atividades do Escritório de Práticas Jurídicas.

Para o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa, esta é mais uma conquista para a comunidade acadêmica que poderá desenvolver atividades na área de ensino, pesquisa e extensão. “Esse escritório, além de servir de laboratório de pesquisa para os nossos alunos, também terá um caráter de extensão, visto q serão prestados serviços às pessoas carentes de Arapiraca e região que não podem pagar pelo serviço de assessoria jurídica”, afirma Jairo Campos.