Os direitos humanos são o foco da mostra de cinema que será exibida no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, de 6 a 8 de julho, das 14h às 17h30. O público vai assistir, gratuitamente, a seis filmes da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério da Cultura.
Na Uneal, serão apresentadas obras cinematográficas produzidas no Brasil e que abordam diferentes problemas relacionados a direitos humanos enfrentados por brasileiros. Estarão em cartaz os filmes Sophia, Cabra marcado para morrer, Rio Cigano, Que bom te ver viva, Pelas Janelas e A vizinhança do Tigre.
A exibição é organizada por um grupo de estudantes do sétimo período do curso de Direito da instituição, por meio do projeto ‘Arte-fato: direito em diferentes objetivas’.
A proposta é promover a reflexão. “O nome do projeto faz alusão a diferentes lentes, o que remete à ideia de que cada telespectador captará com um olhar próprio o filme e sua respectiva temática. O projeto tem a intenção precípua suscitar discussões relevantes”, explicou a estudante Thayse Edith Coimbra Sampaio.