×

Alagoas

UNEAL: Estudantes bolsistas assinam termos de outorga em Arapiraca

Na manhã desta terça-feira (16), 40 estudantes da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) tornaram-se bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FAPEAL), após assinarem os respectivos Termos de Outorgas, no Campus I, em Arapiraca. Cada bolsa terá duração de 12 meses, a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional.

A estudante do 4º período do curso de Pedagogia no Campus III, Ingrid Nunes Cordeiro, foi uma das contempladas, após a inscrição de um projeto orientado pelo professor de Matemática, Lauro Lopes. “Vejo esse projeto de pesquisa como o começo da realização de um sonho, que é ser professora universitária”, revelou a pesquisadora.

O professor-pesquisador do curso de Ciências Biológicas, Rubens Pessoa, que tem um projeto aprovado, agradeceu a todos os bolsistas. “Acredito no ensino, na pesquisa e na extensão. Quero, do meu jeito, continuar contribuindo para o crescimento da minha universidade, da minha cidade, do meu Estado e do meu país”, disse.

EXPECTATIVA

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Francisca Oliveira Santos, afirmou que a expectativa para a universidade, como um todo, é grande, a partir dessa outorga das bolsas de pesquisa. “Isso porque se trata de 40 bolsas que se inserem na pesquisa acadêmica analisando conteúdos, discutindo e criticando-os, para apresentar resultados seguindo uma metodologia do professor-pesquisador”, frisou.

Ainda de acordo com a gestora, essa orientação do professor pode ser de cunho quantitativo ou qualitativo, a depender do tipo de pesquisa a ser desenvolvida principalmente quando o aluno se envolve e tem tempo dedicado à mesma. Com isso, ele ou ela, acaba trilhando passos para se tornar um futuro pesquisador em potencial, com a real possibilidade de estar desenvolvendo um futuro TCC ou ainda um embrião para uma tese de mestrado ou doutorado.

“A iniciação científica abre horizontes, isso porque é por meio dela que o aluno pode se inserir no mercado de trabalho, como já aconteceu em diversas vezes. Para os acadêmicos, é também uma oportunidade de estudar em grupo, desenvolver a análise crítica de conteúdo e aprender a produzir científicos”, explicou a pró-reitora.

Já o Reitor da UNEAL, Prof. Jairo Campos, trata-se de mais uma oportunidade de inserir, de fato, a instituição entre as demais que produzem pesquisa e extensão em Alagoas. “Desde que assumimos a gestão, já investimos mais de R$ 400 mil em pesquisa e extensão principalmente de estudantes. Compreendemos que devemos fazer esses investimentos e temos a certeza de que poderemos fazer muito mais. A política de investimento nas pessoas sempre deu e sempre dará resultados além do esperado”, observou o gestor.