×

Alagoas

Uneal de Arapiraca sediará sessão de julgamento do TJ-AL


A primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) vai realizar uma sessão de julgamento, no auditório do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, no dia 12 de novembro. A atividade faz parte do projeto “Interagindo com a Comunidade Acadêmica”.

Segundo o professor do curso de direito da Uneal, Júlio Gomes Duarte Neto, o projeto é voltado para instituições de ensino superior do Estado e visa aproximar academia e Tribunal. “Proporciona aos estudantes de direito uma vivência, dentro da própria universidade, de atividades reais do mundo jurídico, com acesso aos julgamentos da câmara cível, julgamentos de processos de natureza cível, em grau de recurso”, explica o docente.

A programação terá início, às 17h, com o credenciamento dos graduandos. Em seguida, às 18h, o procurador de justiça Walber Valente de Lima ministrará a palestra “O Papel do Ministério Público no 2º grau de jurisdição”. Às 18h30, a secretária da 1ª Câmara Cível, Margarida Maria Melo, conduz a palestra “Considerações sobre o regimento interno do Tribunal de Justiça de Alagoas”. E às 19h, começa a sessão de julgamento.

A solicitação da vinda do projeto para a Uneal foi realizada pelo professor Júlio Gomes, com o apoio da Reitoria. “Surgiu esta oportunidade de a gente tentar trazer para Arapiraca a sessão deste órgão fracionário. Entrei em contato com a doutora Margarida, ela conversou com os desembargadores e eles aprovaram a realização na Uneal”, lembrou.

A primeira sessão de julgamento do projeto “Interagindo com a Comunidade Acadêmica” foi realizada em agosto de 2010, no Centro de Estudos Superiores de Maceió, na capital do Estado, e teve a participação de 200 estudantes. Na ocasião, foram julgados 15 processos.

A atividade é aberta a todos os estudantes e professores do curso de direito da Uneal.