Alunos e funcionários realizaram testes para poder se inscrever na lista de doadores
A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) comemora nesta segunda-feira, 19, 39 anos de fundação. Para marcar a data, a direção da entidade promoveu, durante a manhã, o lançamento de um jornal e do novo site, além do programa Universidade em Destaque, na Rádio Educativa FM Arapiraca, por meio de parceria do Instituto Zumbi dos Palmares.
A instituição é a mais importante unidade de ensino superior pública do interior do Estado, com campus nas cidades de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.
As comemorações incluíram ainda homenagens aos professores e servidores da instituição. Palestras educativas, ginástica laboral e realização de exames também fizeram parte das atividades.
Shows musicais e o lançamento da I Mostra de Documentários da Uneal estão programados para a noite desta segunda-feira. As sessões, seguidas de debate, acontecem no auditório da entidade, a partir das 19h30.
“Hoje a Uneal é a mais importante universidade pública do interior de Alagoas. Com o lema Educação com Responsabilidade Social levamos ensino para moradores de várias cidades de Alagoas, com destaque também para nosso curso de qualificação de professores”, declarou a reitora Laudirege Fernandes.
Uma campanha para doação de órgãos também fez parte das atividades de promoção da saúde, incluídas na programação. Deficiente visual, a servidora Edna Maria, que trabalha na pró-reitoria de Desenvolvimento Humano, fez questão de assinar o termo para doação. Satisfeita em trabalhar na universidade, no campus Arapiraca, ela sugeriu a todos que participam do ato solidário. “Podemos salvar vidas com nossos órgãos”, enfatizou.
Criada em 1970, pela Lei Municipal nº. 719/70, como Fundação Educacional do Agreste Alagoano (Funec), a instituição foi estatizada em 1990. Cinco anos depois, a entidade passou a se chamar de Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa).
Em 2006, após uma luta de décadas, passou de fundação a autarquia e teve sua denominação alterada para Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Atualmente, a instituição oferta 25 cursos de graduação, além do conceituado Programa Especial para Graduação de Professores (PGP), que já qualificou 3.700 educadores das redes municipais de ensino e, este ano, está graduando mais 1.500 professores.
