×

Alagoas

Uncisal realiza formatura de 30 novos jovens doutores

Jovens vão espalhar noções preventivas de saúde nas comunidades

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) certificou nesta quinta-feira (18), 30 jovens entre 12 e 17 anos, de três escolas públicas de Alagoas que receberam o título de ‘Jovem Doutor da Uncisal’, em formatura ocorrida na sede da universidade.

O projeto tem o objetivo de capacitar os estudantes da rede estadual de ensino para tornarem-se multiplicadores em suas comunidades em assuntos relacionados à saúde, como prevenção as doenças sexualmente transmissíveis; drogas, educação bucal, inclusão digital, meio ambiente, entre outros.

Os estudantes certificados como ‘Jovem Doutor da Uncisal’ nessa nova turma são das escolas estaduais Silvestre Péricles, no bairro do Pontal da Barra; Escola José de Messias Barros, da cidade de Girau do Ponciano; e a Escola Rui Barbosa, do município de Anadia.

Responsável pela idealização do projeto há três anos, a vice-reitora da Uncisal, Almira Alves, destacou que é motivo de emoção constatar o sucesso no desenvolvimento do Jovem Doutor. “Nossos profissionais realizam a capacitação por um período de um ano com esses estudantes e, no fim deste período, são escolhidos dez novos multiplicadores por escola”, explicou.

A solenidade contou ainda com a presença da reitora, Rosângela Wyszomirsrka que parabenizou os novos multiplicadores e ratificou o apoio da Uncisal no projeto. “Vocês são parte integrante para termos uma sociedade mais consciente em relação à saúde”, frisou a reitora.
Além da capacitação com os professores da Uncisal, os candidatos a Jovem Doutor têm ainda aulas em oficinas presenciais.

Um dos alunos certificados, inclusive com o primeiro lugar em sua turma, o jovem Rodrigo Anderson Custódio, 13 anos, não escondia a emoção de, a partir de agora, passar seus conhecimentos de quase um ano à comunidade onde reside. “Foi muita informação e cultura que adquiri. Espero poder passar aos meus familiares e amigos o que aprendi”, destacou o adolescente que mora no bairro do Pontal da Barra e é estudante da Escola Silvestre Péricles.

Eduardo Vitor de Lima, 13 anos, da mesma escola de Rodrigo, completou ao afirmar que o projeto incentiva os jovens a discernir o que é bom ou prejudicial em assuntos relacionados a doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo. “A gente passa a olhar a vida com mais cuidado, com responsabilidade”, destacou o garoto.