×

Policial

Uma fuga, uma rebelião e um túnel: retratos das delegacias de Alagoas

Cadeias superlotadas, celas sem condições de higiene, revolta pela demora nos procedimentos judiciais, falta de água e escassez de comida. Aliados à vontade de retornar à liberdade, todos esses fatores podem ser apotandos como as causas de uma tentativa de fuga, um princípio de rebelião e a escapada de dois presos em delegacias regionais diferentes em Alagoas.

A fuga dos dois detentos aconteceu na cidade de Matriz de Camaragibe, município que atende inclusive cidades do paradisíaco Litoral Norte. A escapada foi registrada na madrugada de hoje, segunda-feira, 26. Já na tarde de domingo, 25, presos atearam fogo em material de cama por volta das 15 horas, depois de serem informados que não iriam ter acesso ao banho de sol no pátio do xadrez da delegacia de São Miguel dos Campos.

Com ameaças de depredar o prédio lançadas aos gritos, os detentos viram a revolta ser contida pela Polícia Civil com apoio de policiais militares e agentes da Guarda Civil Municipal. Já a tentativa de fuga frustrada aconteceu no Alto Sertão, na cidade de Delmiro Gouveia, onde os policiais plantomistas responsáveis pelo distrito policial do municípío de Piranhas detectaram que um túnel estava sendo escavado na cela 3.

O buraco que media cerca de cinco metros era escavado, inclusive com uso de lâmpadas para iluminar o trabalho e um ventilador para garantir o mínimo de ventilação. A delegacia regional de Delmiro Gouveia teve sua área externa reforçada, paredes das celas que ganharam um considerável reforço em sua espessura com material cedido por empresas privadas que atuam na abertura do Canal do Sertão.