Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) foi fundado em 1948
Embora mais conhecida por ser a capital financeira do Brasil, São Paulo também é rica em arte e cultura. Na capital paulista, é possível encontrar alguns dos melhores museus do Brasil, com coleções de renome comparáveis a outros grandes centros culturais, como Nova York e Paris. Para te mostrar, veja abaixo os principais museus da cidade e o que você encontrará em cada um deles!
1. Museu de Arte de São Paulo (MASP)
O Museu de Arte de São Paulo, ou simplesmente MASP, é o carro-chefe dos museus da cidade. Os quatro pilares vermelhos de concreto em que o museu se encontra criam um marco na rua mais famosa de São Paulo, a Avenida Paulista — veja aqui hotel perto do centro.
Fundado em 1947, o MASP foi o primeiro museu moderno do país. Hoje, reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e roupas de vários períodos, abrangendo os continentes europeu, africano, asiático e americano.
No segundo andar, os visitantes podem dar uma olhada nos controversos cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi. Bardi criou os cavaletes em 1968, sacudindo a comunidade artística brasileira com essa declaração radical de design.
Em 1996 os cavaletes foram retirados, mas voltaram em 2015 para abrigar pinturas de Rembrandt, Cézanne, Renoir, Manet, Matisse, Volpi e Portinari, além de artistas contemporâneos e modernos.
Horário de funcionamento: terça a domingo: das 10h às 18h; quintas-feiras 10h às 20h. Mais informações.
2. Museu de Arte Moderna (MAM)
O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) foi fundado em 1948 e é um dos mais antigos museus de arte moderna da América Latina. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos maiores nomes da arte moderna e contemporânea brasileira.
Situado entre as árvores do Parque do Ibirapuera — veja aqui hóteis no Ibirapuera — a entrada do museu recebe os visitantes com cenas coloridas criadas pelos grafiteiros OSGEMEOS. Dentro, você pode ver uma das sete versões de Maman, uma gigantesca aranha de bronze, obra da artista Louise Bourgeois.
Os arredores do museu são notáveis por si mesmos. O jardim de esculturas foi projetado pelo famoso paisagista brasileiro Roberto Burle Marx e abriga 30 esculturas em uma área de 6.000 metros quadrados.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h.
3. Museu da Imagem e do Som (MIS)
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, ou simplesmente MIS, foi inaugurado em 1970 e possui mais de 200 mil itens. É uma mistura do que é mais relevante e atual, incluindo fotografias, filmes, vídeos e cartazes.
Além de exibições regulares e exibições de filmes, o museu já recebeu shows de nível mundial, como a carreira e as produções de Stanley Kubrick (2013) e uma retrospectiva sobre a vida e a música de David Bowie, que atraiu centenas de milhares de visitantes.
O museu também oferece o programa mensal Cinematographo, que apresenta projeções mudas de filmes com acompanhamento de música ao vivo.
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 21h; domingos, feriados das 11h às 20h.
4. Pinacoteca
Inaugurada em 1905, a Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade e do estado. A coleção hoje conta com cerca de 9 mil obras, de artistas como Anita Malfatti, Bourdelle e Rodin.
O primeiro andar do edifício é reservado para exposições temporárias, enquanto o segundo andar mantém a coleção permanente do museu. A Pinacoteca tem dois edifícios próximos uns aos outros. O primeiro é o principal edifício do museu, com obras de artistas famosos e exposições temporárias.
O segundo é o prédio que já foi o infame Departamento de Ordem Política e Social do estado de São Paulo, o DOPS. Um lugar onde interrogatórios e torturas relatadas de “inimigos do estado” foram realizados durante a ditadura militar do país. O edifício agora abriga um memorial ao movimento de resistência e à repressão política da época.
Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 10h às 17h30; fechado às terças-feiras.
5. Museu do Futebol
Os fãs de futebol que visitam São Paulo têm passagem obrigatória no Museu do Futebol, localizado na entrada do Estádio do Pacaembu. O museu mostra a história do esporte, lendas do futebol brasileiro e da Copa do Mundo desde 1930. Tem videoclipes antigos e transmissões de rádio de jogos famosos, entrevistas com personalidades do futebol no Brasil e uma sala inteira dedicada ao rei, Pelé.
Outra atração é uma sala de projeção onde os visitantes podem ver os momentos finais da final da Copa do Mundo de 1950, quando o Uruguai venceu o Brasil por 2 a 1 nos minutos finais do segundo tempo.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
6. Catavento Cultural
Criado para ser um espaço interativo que apresenta a ciência de maneira empolgante para crianças e adultos, o Museu do Catavento é um dos mais visitados da cidade de São Paulo.
Aqui, os visitantes podem tocar um meteorito real, conhecer o corpo humano por dentro, entender como um gerador de energia funciona e descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo quanto se pensa.
O museu é dividido em quatro seções: Universo — do espaço exterior à Terra; Vida — do primeiro ser vivo à vida humana; Ingenuidade — criações do homem; e Sociedade — questões controversas da sociedade humana.
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 16h.
