Um em cada três brasileiros culpam a vítima por estupro
A pesquisa Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) revelou que um em cada três brasileiros culpam a mulher por ser vítima de estupro.
De acordo com as informações do levantamento, que foi divulgado nesta quarta-feira, 21, é comum este tipo de pensamento entre os homens, isso porque 42% afirmam que o crime só acontece quando a mulher não se dá o respeito ou usam roupas provocantes.
Ainda segundo o levantamento, o pensamento de culpabilidade da vítima também existe em 32% das mulheres, que é o sexo que mais sofre com a violência.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 5 de agosto, onde entrevistou 3.625 indivíduos espalhados em todo o território nacional. A margem de erro da análise ficou em dois pontos percentuais.
O medo de ser abusado sexualmente também aterroriza os brasileiros, pois 65% dos homens afirmam temer ser vítima do crime. Já entre o sexo feminino, o medo é maior, pois este número sobe para 85%.
O nível educacional dos questionados também foi levado em conta, pois ficou constatado que este pensamento há em quase metade das pessoas que cursaram apenas o ensino fundamental. O número cai para menos de 20% entre pessoas que possuem ensino superior.
