Estão abertas até o dia 8 de junho as inscrições para o 26º Festival Internacional de Cinema de Viña del Mar – FICVIÑA, evento dedicado à discussão, ao desenvolvimento e à promoção do cinema latino-americano. Produções brasileiras podem ser inscritas para mostras competitivas, que acontecerão entre os dias 2 e 6 de setembro, na cidade chilena de Viña del Mar.
São aceitas inscrições de curtas e longas metragens de ficção e documentário, produzidos entre 2013 e 2014, legendados ou dublados em espanhol, que não tenham participado das edições anteriores do evento. Filmes realizados no âmbito de cursos de cinema e audiovisual, com duração de até 30 minutos, também podem se inscrever na competição. A inscrição pode ser feita pela plataforma digital Uptofest, com cobrança de taxa. Para mais informações sobre o valor da inscrição e o formulário, acesse a página do festival no Uptofest.
Os melhores em cada categoria e em seções técnicas, para o júri oficial do FICVIÑA e para o público, receberão prêmios em dinheiro e menções honrosas.
Produções brasileiras selecionadas para o festival podem solicitar apoio por meio de programa da ANCINE
A ANCINE, por meio do seu Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais, auxilia a participação de obras selecionadas oficialmente em 80 festivais estrangeiros, e de projetos audiovisuais em até 27 laboratórios ou workshops ao redor do mundo.
Filmes nacionais selecionados para as competições principais de curtas, longas e documentários do 26º FICVIÑA poderão solicitar apoio à agência. O apoio para este evento consiste na confeção de cópia legendada e envio para o festival, além de auxílio financeiro para a promoção do filme. Consulte o regulamento do programa para mais informações.
