×

Brasil/Mundo

Último presídio do Complexo Frei Caneca é implodido

O presídio Hélio Gomes, o último que integra o Complexo Penitenciário Frei Caneca, no Centro do Rio de Janeiro, será implodido neste sábado (3), completando o projeto de retirado do complexo penal para que possam ser erguidas no local construções residenciais populares. Serão priorizadas as famílias desabrigadas das áreas de risco de comunidades atingidas pelas fortes chuvas no início do mês de abril.

“Como estamos com a perspectiva de construir cerca de 2.500 unidades habitacionais, é importante que possamos aproveitar bem o terreno do complexo, com 66 mil metros quadrados”, justificou o secretário de Habitação, Bruno Feitosa.

Na ocasião serão usados 100 quilos de implosivos, correspondente a cerca de 20% do que foi aproveitado na implosão de março deste ano, onde oito prédios do complexo foram ao chão, com quase 600 kg de dinamite.

O presídio Hélio Gomes, que ocupa uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, havia sido desativado pouco antes da implosão de março, e as obras do novo empreendimento habitacional serão iniciadas ainda este ano. O projeto também prevê que além do condomínio, seja construída uma quadra de esportes e praça de lazer para as famílias beneficiadas.