O Brasil foi o país escolhido para sediar pela primeira vez, na América do Sul, o E-Fest South America (Festival de Engenharia na América do Sul), que começou hoje (27), no Rio de Janeiro. É a sexta edição do encontro organizado pela American Society of Mechanical Engineers (Asme). As edições anteriores ocorreram nos Estados Unidos (três) e na Índia (duas). O evento é promovido pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli/UFRJ) e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).
A Asme foi criada em 1880 e reúne atualmente mais de 140 mil engenheiros mecânicos. Organização sem fins lucrativos, que permite colaboração, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento de habilidades em todas as disciplinas de engenharia, a entidade está presente em mais de 150 países.
Um dos coordenadores dos trabalhos dos alunos da Poli e da Coppe, que serão apresentados no encontro, professor Fernando Castro Pinto informou à Agência Brasil que o evento é voltado não só para estudantes de engenharia mecânica, mas também de outras engenharias, jovens profissionais e pessoas que têm interesse e desejam cursar engenharia.
