A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), numa ação da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), vai iniciar, em caráter experimental, a oferta de cursos no formato Massive Open On-line Course (MOOC), conhecidos no Brasil como Cursos Massivos Online Abertos. A iniciativa atende a uma demanda crescente de formação específica por meio de cursos abertos que atendam a população e acompanha o crescimento da oferta dos MOOCs por grandes e renovadas universidades europeias e norte-americanas.
O coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, e o vice-coordenador da Cied, Fernando Pimentel, estiveram na sexta-feira (15) em São Paulo, na sede do Santander – Universia Brasil, para participar de reunião com o diretor-geral do Universia, Luís Cabañas, e a gerente de relacionamento, Alida Nardi, responsáveis pela equipe que gerencia o Miríada X, um portal de MOOC financiado pelo Universia e a Telefonica. Na reunião foi discutida a parceria com a Ufal para a oferta dos cursos produzidos pelos professores da universidade, articulados pela Cied.
O Miríada X é uma plataforma de colaboração entre instituições de ensino superior de países ibero americanos que oferece diversos cursos de curta duração, organizados por renovadas universidades europeias, atendendo a cerca de 800 mil alunos.
Para Luis Paulo Mercado, a oferta de MOOCs pela Ufal segue uma tendência internacional de educação aberta e flexível, atendo a públicos diversos em temáticas inovadoras e de grande alcance. “Iniciaremos com o curso de Espanhol e o de Inovação Empresarial, que já foram ofertados na turma piloto e têm potencial para atender as demandas previstas numa oferta de curso massivo aberto”.
Dois cursos da Ufal estão sendo moldados para a inserção inicial no mundo dos Moocs e a previsão é que até 2015 outros cursos de curta duração sejam elaborados e configurados, disponibilizados na internet a qualquer pessoa que desejar participar.