O senador Renan Calheiros, em plenário, prestou contas de uma audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, acompanhado da reitora da Universidade Federal de Alagoas, professora Ana Deyse, de diversos membros da representação parlamentar de Alagoas na Câmara dos Deputados e de prefeitos da região que deverá ser contemplada com o Campus Avançado do Litoral Norte, em Porto Calvo. Para Renan, a interiorização do ensino público e de qualidade em Alagoas deve ser cada vez mais incentivada, pois “cerca de 68% dos alunos do ensino médio de Alagoas estão no interior do Estado” – afirmou.
Renan disse que o prefeito Carlos Eurico (Kaíka), de Porto Calvo, vai doar terreno da Prefeitura, como contrapartida para a construção do Campus, demonstrando sensibilidade política para “um desejo que é de toda a população da região norte de Alagoas” – garantiu. Publicamente, Renan assumiu o compromisso de, tão logo o governo federal inicie a implantação do Campus do Litoral Norte, incluir no Orçamento Geral da União os recursos que irão reforçar as ações de contratação de novos professores, aquisição de equipamentos e outros melhoramentos para que a nova unidade possa efetivamente prestar o melhor serviço aos estudantes de toda a região.
Por fim, Renan destacou um momento histórico que aconteceu na Universidade Federal de Alagoas: um aluno do Polo de Palmeira dos Índios, José Antonio de Albuquerque Filho, de 23 anos, colou grau em Serviço Social. “Esse aluno – informou Renan – é o primeiro formando do Campus Arapiraca, mas é pessoa com deficiência visual e que não recuou diante das dificuldades”. E, concluindo, Renan informou que “esse alagoano do interior, precisou se formar antecipadamente, em relação a sua turma, porque foi nomeado em concurso público prestado para a Prefeitura de Aracaju, Sergipe”.